0.000
Nome do Grupo
Ave Sangria
Componentes

Almir de Oliveira
Ivan
Marco Polo
Paulo Rafael
Israel Semente
Agrício Noya

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de rock psicodélico criado em Recife em 1974. Integrado por Marco Polo, vocal, Ivan, guitarra, Israel Semente, baterista, Agrício Noya, percussão, Almir de Oliveira, baixista, e Paulo Rafael, guitarra, todos nascidos na cidade de Recife, PE.
O grupo surgiu mesclando elementos do folclore local com o rock e da música pop. Com composições dos próprios componentes participaram ativamente da cena musical do Recife em meados da década de 1970. Em 1974, contratados pela gravadora Continental, lançaram o primeiro e único LP do grupo intitulado “Ave Sangria”. O grupo chegou a fazer sucesso em nas rádiso de Recife com a música “Seu Waldir”, uma suposta declaração de amor de um homem por outro que acabou sendo perseguida pela censura da época com o disco sendo recolhido, o que apressou o fim do conjunto. Marco Polo tornou-se então jornalista e Almir de Oliveira, engenheiro de segurança do trabalho, enquanto os outros músicos passaram a tocar com Alceu Valença.
Em 1975, participaram da gravação da música “Vou danado pra Catende” de Alceu Valença. Em 2018, 44 anos depois do primeiro e único LP o grupo tornou a reunir-se para a gravação de um segundo LP contado com uma nova formação, uma vez que três componentes originais já haviam falecido, Ivan, Israel Semente e Agrício Noya. Na nova formação, com Almir de Oliveira deixando de ser baixista e tornando-se apenas cantor, e com as entradas de Julian Holanda, no violão, e Júnior do Jarro, gravaram um segundo disco, intitulado “Vendavais”.

Discografias
2018D CD Vendavais
1974 Continental LP Ave Sangria