0.000
Nome do Grupo
Assanhado Quarteto
Componentes

André Milagres

Lucas Ladeia

Rodrigo Heringer

Rodrigo Magalhães

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de choro criado em Belo Horizonte no ano de 2014 e integrado por André Milagres (violão 7 cordas), Lucas Ladeia (cavaquinho), Rodrigo Heringer (bateria e percussões) e Rodrigo Magalhães (baixo acústico).

O violonista André Milagres foi o produtor e criador de dois projetos importantes sobre o gênero musical em Belo Horizonte: “O Circuito do Choro BH” e o “Choro do Jura”, do qual o baixista Rodrigo Magalhães também fazia parte. O vibrafonista do grupo, Rodrigo Heringer, e Lucas Ladeia, o cavaquinhista, se dedicaram a processos de pesquisa e difusão do choro, de maneira geral, entre as quais Rodrigo Heringer participou ativamente do processo de registro do choro como patrimônio cultural do Brasil pelo IPHAN, além de outras publicações e pesquisas. Já o cavaquinhista Lucas Ladeia foi o responsável pela criação de composições e métodos que exploram os limites de performance do cavaquinho no choro.

No ano de 2021 o grupo lançou o segundo CD intitulado “Jararaca”, no qual contou com produção de Rafael Martini, além de participações especiais de Bebê Kramer (RS), Carol Panesi (RJ/SP), Gabi Guedes (BA), Paulo Fróis (MG), e do próprio Rafael Martini. O repertório do trabalho incluiu faixas autorais dos componentes do grupo, e ainda, “Sinal fechado” (Paulinho da Viola), além de músicas compostas especialmente para o grupo, tais como “Fitas e turbantes” (Mário Sève) e “De Belô a Melbourne”, de Paul Carey.

Em 2024 o grupo fez vários lançamentos do disco “Jararaca” em diversos shows pela capital mineira, nos quais recebeu diversos convidados, tais como Thamires Cunha no Parque Estrela Dalva, no bairro Estrela Dalva; Aline Gonçalves, no Parque Marcos Mazzoni, no bairro Cidade Nova; Débora Costa, no Parque Municipal, no Centro da capital, e por fim, tendo como convidado Caetano Brasil, em espetáculo no Parque Lagoa do Nado, em Itapoã, também em Belo Horizonte, todos com acesso gratuito nos parques municipais e com oficinas e vídeo-aulas.