Ana Clara Caetano Costa
Vitória Fernandes Falcão
Dupla formada pelas cantoras Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão, que foram amigas de escola na cidade de Araguaína (TO), em uma época em que ainda não cantavam. Os anos se passaram, e enquanto Ana cursava medicina e Vitória, direito, começaram a gravar juntas vídeos de covers dos artistas que mais gostavam e a publicar na internet. Enviaram um dos vídeos para o empresário Felipe Simas, que as convidou para gravar o EP de estreia da dupla, intitulado “Anavitória”. O disco foi produzido por Jeff Pina e lançado pelo selo Forasteiro, do empresário Felipe Simas e do músico Tiago Iorc, que apadrinhou a dupla.
Em 2016 lançou seu primeiro CD “Anavitória”, com o qual ganharam o Grammy Latino de “Melhor Canção em Língua Portuguesa” pela música “Trevo (Tu)”. O CD foi relançado com a adesão de três faixas “Amores imperfeitos”, “Fica”, com a participação da dupla Matheus e Kauan, e “Trevo (Tu)”, com a participação do cantor português Diogo Piçarra. Saiu em turnê nacional com o lançamento do disco.
Em 2017 recebeu seu primeiro disco de ouro pela venda de 40 mil cópias do CD “Anavitória”. As músicas “Agora eu quero ir” e “Dengo” entraram para a trilha sonora das respectivas novelas “Malhação: Pro dia nascer feliz” e “Pega pega”, da Rede Globos. Ainda em 2017 lançou o EP “Anavitória canta para pessoas pequenas, pessoas grandes e não pessoas também”, em comemoração ao Dia das Crianças, que incluiu a inédita e autoral “Mistério” (c/ Mike Túlio) e as músicas “Pirlimpimpim” (Moraes Moreira e Fausto Nilo), “Sideral” (Tibério Gaspar, Durval Ferreira e Valdir Granthon) e “O Leãozinho” (Caetano Veloso). Foram vencedoras do “Prêmio Multishow de Música Brasileira” na categoria “Revelação Musical”.
No ano de 2018 lançaram o EP com temática carnavalesca intitulado “Anavitória canta para foliões de bloco, foliões de avenida e não foliões também”, que incluiu o single “Clareiamô” com a participação do cantor baiano Saulo Fernandes e a regravação de “Me abraça” (Jorge Xaréu e Roberto Moura), que entrou para a trilha sonora da novela “Segundo Sol”, da Rede Globo. Em junho desse mesmo ano foram convidadas pelo cantor e compositor Nando Reis para realizar uma mini-turnê de cinco shows pelo Brasil, passando por cidades com Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com repertório de composições românticas, para comemorar o Dia dos Namorados. Lançaram o longa-metragem “Ana e Vitória”, protagonizado pela dupla, com a narrativa de sua formação. O filme foi exibido nos cinemas do país e, posteriormente, na plataforma Netflix. Simultaneamente à estreia do filme, foi lançado o CD “O tempo é agora”, produzido por Moogie Canazio e Tiago Iorc. O disco incluiu onze faixas, dentre as quais, os singles “Ai, amor” e “Por que eu te amo”, e conquistou o Disco de Platina pela venda superior a 80 mil cópias. Ainda em 2018 gravaram a faixa “Pra me refazer”, em dueto com a cantora Sandy, em seu disco “Nós, Voz, Eles”.
Em 2019 foi lançado o documentário “Anavitória: Araguaína – Las Vegas”, que acompanhou a trajetória de uma única semana em que a dupla se apresentou em uma praça na sua cidade de origem, Araguaína (TO), e em Las Vegas (Estados Unidos) na cerimônia de entrega do Grammy Latino. Foram uma das atrações da primeira edição do “Festival NAVE”, realizado no Espaço das Américas, em São Paulo. O evento foi transmitido ao vivo pelo aplicativo Deezer e, posteriormente, divido em três programas exibidos pelo canal MTV Brasil. Estiveram entre os artistas que se apresentaram na cerimônia de entrega do “Grammy Latino”, em Los Angeles (Estados Unidos), interpretando a música “Ai, amor”. Na ocasião, receberam prêmio de “Melhor Álbum de Pop Latino em português” pelo CD “O tempo é agora”. Ainda em 2019 lançou o CD “N”, produzido por Tó Brandileone, com onze faixas do cancioneiro de Nando Reis.
Em 2020 lançou o EP “Nando Reis e Anavitória juntos – Ao vivo”, produzido por Tó Brandileone, com quatro músicas extraídas do repertório da turnê que realizou em parceria com o músico Nando Reis em 2018. Nesse mesmo ano regravou a música “Simples assim”, de Lenine e Dudu Falcão, para a abertura do programa homônimo de entrevistas apresentado por Angélica, na TV Globo.
Em 2021 lançou o CD “Cor”, com músicas inéditas e autorais e participações espaciais de Rita Lee em “Amarelo, azul e branco” (Ana Caetano e Vitória Falcão) e Lenine em “Lisboa” (Ana Caetano e Pedro Novaes). O disco incluiu 14 faixas e teve produção musical de Tó Brandileone em parceria com Ana Caetano.
Em 2024 realizou, ao lado de Nado Reis, a “Turnê dos namorados – Palavras iguais dizendo coisas tão diferentes”, com shows pelo país durante o mês de junho, que teve sua estreia em Campinas (SP), passando pelo Rio de Janeiro, com apresentação na casa de shows Vivo Rio. Nesse mesmo ano lançou o álbum “Esquinas”, com doze faixas inéditas e autorais, dentre as quais “Água-viva”, “Ter o coração no chão”, “Minto pra quem perguntar”, “Não sinto nada”, com a participação do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler.