
Marcus Godoy
Saulo Ligo
Guilherme Soares
Vitor Casagrande
Xeina Barros
Grupo de choro criado em 2011, na cidade de Piracicaba, no Estado de São Paulo. Integrado por Marcus Godoy (violão de sete cordas), Saulo Ligo (cavaquinho), Guilherme Soares (violão de seis cordas), Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor) e Xeina Barros (pandeiro). Neste mesmo ano de sua criação, em 2011, o conjunto apresentou-se em eventos do Sesc nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em diversos festivais e programas dedicados ao gênero “Choro”, destacando-se o “1º Festival de Choro de Avaré” e na Semana Seu Geraldo de Música de Leme”. No ano posterior, em 2012, o conjunto voltaria a esses mesmos eventos, nas segundas edições do “Festival de Choro de Avaré” e da “Semana Seu Geraldo de Música de Leme”.
No ano de 2013 o grupo lançou, pela Gravadora Acari Records, o primeiro CD intitulado “Café da Dona Chica”, com 12 choros inéditos, sendo alguns de autoria de componentes do grupo e um assinado por Maurício Carrilho, produtor musical do disco, no qual foram interpretadas as composições “Segura o leme!” (Vitor Casagrande e Guilherme Soares), “Abraçando o poste” (Vitor Casagrande), “Deixa que eu te conto” (Guilherme Soares), “Piquira” (Paula Borghi), “Um abraço no Tinão” (Vitor Casagrande), “Bairro Alto” (Guilherme Soares), “Laços” (Guilherme Soares), “Nono Oreste” (Paula Borghi), “De tarde na Paulista” (Guilherme Soares) e “Valsa de um outro tempo”, de autoria de Guilherme Soares, além da faixa título “Café da Dona Chica”, de autoria de Vitor Casagrande. O CD contou com texto de apresentação de Maurício Carrilho, do qual destacamos o seguinte trecho:
“O repertório, composto pelos jovens integrantes do grupo, demonstra o quanto a rica e misteriosa linguagem do choro faz parte da essência de cada um deles. Ritmo, expressividade, dinâmica, improvisação, é uma festa o som dessa turma. Considero o Água de Vintém um dos melhores conjuntos de choro da nova geração”.
No disco contou com várias participações especiais, entre as quais do flautista Antônio Rocha e de Aquiles Moraes (trompete) e ainda, do próprio Maurício Carrilho (violão de 7 cordas). Neste mesmo ano, de 2013, o grupo fez shows de lançamento do disco no “Programa Época de Ouro”, apresentado por Cristiano Ottoni de Menezes e Celsinho Silva na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em show ao vivo na Sala Funarte Sidney Miller. Ainda em 2013 participou do evento “51º Festival Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro. Ainda em 2013 o grupo foi uma das atrações especiais da “III Semana Seu Geraldo de Música de Leme”, em São Paulo. No ano seguinte, em 2014, apresentou-se no auditório da ADUNICAMP no “VII Encontro de Choro da Unicamp” e gravou o” Programa Talentos”, da TV Câmara, em Brasília, no Distrito Federal. Neste mesmo ano de 2014 o grupo deu início ao “Projeto Pedagógico do Conjunto Água de Vintém – Choro nas Escolas”, realizando apresentações musicais em Espaços Culturais e em nove escolas estaduais do Ensino Público Integral, trabalho em parceria com a Secretaria de Cultura e a Diretoria de Ensino de Piracicaba, atendendo a crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio, apresentando o universo do gênero “Choro”, executando músicas de diferentes compositores brasileiros dos séculos XIX e XX, os quais são considerados importantes para a formação e consolidação do choro como gênero autêntico de música brasileira.
No ano de 2015 o grupo lançou o segundo disco, desta vez em homenagem ao violonista, compositor e artista-plástico piracicabano Sergio Napoleão Belluco, também professor de importância para a música piracicabana, e formador de músicos da região, para os quais lecionou violão na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, do Conservatório Dramático e Musical de Piracicaba e no Conservatório Santa Marcelina (Botucatu, São Paulo). O disco contou com texto de apresentação do violonista Alessandro Penezzi, da qual destacamos o trecho:
“Quando me tornei aluno de violão do professor Sérgio aos 11 anos, minha vida adquiriu um colorido novo. Sua forma de ensinar e sua paciência me libertaram de velhos traumas e vícios, prevenindo outros. Em doses homeopáticas ele foi me descortinando o mundo mágico da música e do choro com as mais lindas cores que eles poderiam ter”.
Integrado por 13 composições o CD “Água de Vintém interpreta Sérgio Belluco” foi lançado no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), de Piracicaba, com as participações especiais de Rafael Toledo (percussão), Alessandro Penezzi (violão), Leandro Oliveira (flauta), Rui Kleiner e a presença do compositor homenageado Sérgio Belluco. Do disco destacaram-se as faixas “13 composições, destacando-se as faixas “Melancólico” e “Dialogando”. Neste mesmo ano de 2015 o conjunto fez shows em vários espaços, destacando-se SESC Campinas; “Água de Vintém convida Déo Rian”, no SESC Piracicaba; “Água de Vintém & Thereza Alves”, no bar Primo Luiz (Piracicaba/SP); “Água de Vintém & Eduardo Johansen”, no SESC Bauru; show na Associação Filarmônica de Piracicaba SP; no palco do SESC Sorocaba, Sorocaba/SP; “Água de Vintém interpreta Sergio Belluco”, no Bar Primo Luiz, Piracicaba/SP; show de lançamento do CD “Água de Vintém interpreta Sérgio Belluco”, no Teatro Erothides de Campos, em Piracicaba; show “Água de Vintém & Roberto Seresteiro”, no projeto “Semana Erothides de Campos”, na Praça Comendador Martins, no centro da cidade de Cabreúva; participou do evento “Semana Zequinha de Abreu”, na Praça Poeta Mário Mattoso, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro; espetáculo “Água de Vintém convida Zé Paulo Becker”, no teatro do SESC Piracicaba; “Projeto Música na Esalq”, no Salão Nobre da ESALQ/USP , em Piracicaba; show “Água de Vintém convida Isaías Bueno”, no SESC Piracicaba e show “Água de Vintém convida Celsinho Silva”, também no palco do SESC Piracicaba.
Durante a carreira o conjunto apresentou-se ao lado de músicos como Toninho Carrasqueira, Pedro Amorim, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Antônio Rocha, Aquiles Moraes, Ronaldo do Bandolim, Maurício Carrilho, Alexandre Ribeiro, Cristovão Bastos, Déo Rian e Conjunto Época de Ouro.