0.000
Nome do Grupo
A Tribo (2)
Componentes

Formação original:

Heitor D´Alincourt

Carlos Mug

Luis Eduardo

Luis Beethowen

Em outra formação:

Alexandre Duarte

Dados Históricos e Artísticos

Banda carioca fundada em 1989 pelo compositor e cantor Heitor D´Alincourt (Sérgio Heitor D´Alincourt Ribeiro – RJ, 14/8/1967) e pelo compositor, violonista e guitarrista Carlos Mug (Carlos Guimarães de Almeida Neto – RJ, 5/3/1967). Os dois músicos, apresentados pelo jornalista e cineasta André Barcinski, deram início a um trabalho autoral e convidaram para compor a formação da banda o baixista Luis Eduardo e o baterista Luis Beethowen. A primeira demo foi muito executada na programação da antiga Rádio Fluminense FM, com destaque para a canção “Mulher da boa”, que alavancou apresentações do grupo na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1991, os músicos passaram a incorporar no repertório canções de Jorge Mautner, Sérgio Ricardo e Tom Zé. Essa nova concepção sonora da banda gerou a gravação voz/violão de uma fita K7 independente, contendo nove composições inéditas que circularam pela cidade com canções como “Taça Guanabara” e “Asa pra voar” e contou também com a regravação de “Happy End”, de Tom Zé.

Em 1992, a banda recebeu novos integrantes para a realização de apresentações na cidade, sendo que além de Luis Eduardo (mais tarde Danilo Negócio), contou também com Alexandre Duarte na bateria. Novas composições foram incorporadas ao repertório, sendo que a formação permitiu que a banda tivesse uma sonoridade mais dançante. São desse momento algumas canções que circularam em fitas independentes, como “Vagabundo”, “Extravagantes Celestes” e “Borel”, esta última obtendo sucesso no mundo alternativo carioca. No final desse ano, o grupo iniciou uma parceria com Jorge Mautner, da qual resultaram duas canções e duas apresentações: a primeira na praia do Arpoador, com participação especial do Mutante Sérgio Dias, e a segunda no Circo Voador.

Em 1997, novamente reduzida ao seu núcleo inicial, o grupo gravou o CD “Era uma vez um grito que vinha sempre depois de mim; era um berro parecido com o que eu dei quando nasci, a primeira música que ouvi”, contendo, entre outras, as canções “Ai, amor” e “O rosto dela”. O disco, com capa de Sérgio Ricardo, contou com a participação de Jorge Mautner, Nelson Jacobina e Pedro Luís, e obteve repercussão na midia, com boas críticas nas publicações “Folha de São Paulo”, “Estado de São Paulo”, “O Globo” e “Jornal do Brasil”. Após apresentações de lançamento, os músicos partiram para projetos pessoais individuais.

Discografias
1997 Independente CD Era uma vez um grito que vinha sempre depois de mim, era um berro parecido com o que eu dei quando nasci, a primeira música que ouvi
Shows
A Tribo, Finis Africae e Violeta de Outono. Teatro Planetário, Teatro Ipanema e Circo Voador, Rio de Janeiro.
A Tribo. "Fête de la Musique". Aliança Francesa, Rio de Janeiro.
A Tribo. Botanic, Dancing Brasil, Rio de Janeiro.
A Tribo. Show de abertura para Alceu Valença. Circo Voador, Rio de Janeiro.
A Tribo. Show de lançamento do CD. Hipodromo Up, Rio de Janeiro.
A Tribo. Teatro Ipanema, Existe um Lugar, Botanic e Dancing Brasil, Rio de Janeiro.
A Tribo. Teatro da ABI, Rio de Janeiro.
A Tribo. UFRJ e CEP 20000, Rio de Janeiro.
Jorge Mautner e A Tribo. Circo Voador, Rio de Janeiro.
Jorge Mautner e A Tribo. Projeto "Som nas Ondas", Praia do Arpoador, Rio de Janeiro.