5.001
Nome do Grupo
A Quatro Vozes
Componentes

Doralice Otaviano

Jurema Otaviano

Jussara Otaviano

Dados Históricos e Artísticos

Grupo vocal, do Estado de Minas Gerais, criado no ano de 1994.

Inicialmente era integrado pelas irmãs Doralice Otaviano (médios agudos), Jussara Otaviano (médios agudos) e Jurema Otaviano (médios graves) e a sobrinha Thatiana Otaviano (médios graves). Com a saída da sobrinha, Thatiana Otaviano, passou a ser um trio composto pelas irmãs, contudo, mantendo o nome inicial.

O grupo tem como acompanhante instrumental o trio Motim, composto por Brau Mendonça (violão), Daniel Kid (baixo) e Bebe do Góes (percussão).

Em carreira nacional o grupo apresentou-se em vários teatros, salas e festivais por todo o Brasil, e ainda, em carreira internacional, na “Festa do fogo”, em Santiago de Cuba; “Festival Internacional do Fado”, em Coimbra (Portugal) e na Sala Zitarrosa, no Uruguay.

Em 2001, pelo Selo Por do Som, lançou o primeiro CD solo intitulado “Felicidade guerreira”.

No ano de 2004, pela gravadora Paulus, lançou o disco “Canto de Minas”, do qual se destacaram as faixas “Quarto crescente” (Divino Arbués); “Pantanal” (Marcus Viana) e “Vendedor de caranguejo”, de Gordurinha.

Em 2006, a faixa “Isso é Brasil”, retirada do CD “Felicidade urgente”, foi incluída no disco “GOBrazil – A Celebration of Brazilian Futebol”. A coletânea, lançada na Alemanha durante a Copa do Mundo, foi produzida pela gravadora BM&A (Brazilian Music and Arts) e contou com outros artistas, tais como Naná Vasconcelos, Moraes Moreira, Caju & Castanha, Wilson Simoninha, Vicente Barreto´e Maria Dapaz.

No ano de 2007, interpretando a faixa “Xô meu sabiá”, o grupo participou da coletânea “XX Feira de Artes da Vila Pompeia”, disco comemorativo dos 20 anos de realização da feira e do qual participaram, entre outros, Chico César, Tião Carvalho, Trovadores Urbanos, Escola de Samba Águia de Ouro, Z´África Brazil e Renato Anesi. No ano seguinte, em 2008, lançou o terceiro CD, “Interior”, com as músicas “Tirana da rosa” (Domínio público), “Bola de meia, bola de gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Engenho de flores” (Josias Sobrinho), “Tião Quixote” (Ítalo Coragem) e “Paragens” (Ozias Stafuzza), além das composições autorais como “Samba da Tia Joana” (Doralice e Jussara Otaviano) e “O inesperado”, de Jurema Otaviano. No disco, com direção musical de Omar Campos, direção artística de Tom Viana e direção de vocais de Paula Molinari, o grupo contou com as participações especiais de Petit Mamady Keita (percussionista), Toninho Carrasqueira (flautista) e Oswaldinho do Acordeon.

O grupo também gravou “Yolanda” (Pablo Milanês: versão: Chico Buarque), “Essa alegria” (Lula Queiroga), “Contos de areia” (Romildo Bastos e Toninho Nascimento), “Folia” (Lourenço Baeta e Xico Chaves) e “Trenzinho do caipira”, de Villa-Lobos e Ferreira Gullar.

Discografias
2008 Gravadora Paulus CD Interior
2007 Independente CD XX Feira de Artes da Vila Pompeia

(vários)

2007 Independente CD XX Feira de Artes da Vila Pompeia - (vários)
2006 Gravadora BM&A (Brazilian Music and Arts/ Alemanha) CD GOBrazil - A Celebration of Brazilian Futebol

(vários)

2006 Gravadora BM&A (Brazilian Music and Arts/ Alemanha) CD GOBrazil - A Celebration of Brazilian Futebol (vários)
2004 Gravadora Paulus CD O canto de Minas
2001 Selo Por do Som CD Felicidade guerreira
Obras
O inesperado (Jurema Otaviano)
Samba da Tia Joana (Doralice e Jussara Otaviano)