
Doralice Otaviano
Jurema Otaviano
Jussara Otaviano
Grupo vocal, do Estado de Minas Gerais, criado no ano de 1994.
Inicialmente era integrado pelas irmãs Doralice Otaviano (médios agudos), Jussara Otaviano (médios agudos) e Jurema Otaviano (médios graves) e a sobrinha Thatiana Otaviano (médios graves). Com a saída da sobrinha, Thatiana Otaviano, passou a ser um trio composto pelas irmãs, contudo, mantendo o nome inicial.
O grupo tem como acompanhante instrumental o trio Motim, composto por Brau Mendonça (violão), Daniel Kid (baixo) e Bebe do Góes (percussão).
Em carreira nacional o grupo apresentou-se em vários teatros, salas e festivais por todo o Brasil, e ainda, em carreira internacional, na “Festa do fogo”, em Santiago de Cuba; “Festival Internacional do Fado”, em Coimbra (Portugal) e na Sala Zitarrosa, no Uruguay.
Em 2001, pelo Selo Por do Som, lançou o primeiro CD solo intitulado “Felicidade guerreira”.
No ano de 2004, pela gravadora Paulus, lançou o disco “Canto de Minas”, do qual se destacaram as faixas “Quarto crescente” (Divino Arbués); “Pantanal” (Marcus Viana) e “Vendedor de caranguejo”, de Gordurinha.
Em 2006, a faixa “Isso é Brasil”, retirada do CD “Felicidade urgente”, foi incluída no disco “GOBrazil – A Celebration of Brazilian Futebol”. A coletânea, lançada na Alemanha durante a Copa do Mundo, foi produzida pela gravadora BM&A (Brazilian Music and Arts) e contou com outros artistas, tais como Naná Vasconcelos, Moraes Moreira, Caju & Castanha, Wilson Simoninha, Vicente Barreto´e Maria Dapaz.
No ano de 2007, interpretando a faixa “Xô meu sabiá”, o grupo participou da coletânea “XX Feira de Artes da Vila Pompeia”, disco comemorativo dos 20 anos de realização da feira e do qual participaram, entre outros, Chico César, Tião Carvalho, Trovadores Urbanos, Escola de Samba Águia de Ouro, Z´África Brazil e Renato Anesi. No ano seguinte, em 2008, lançou o terceiro CD, “Interior”, com as músicas “Tirana da rosa” (Domínio público), “Bola de meia, bola de gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Engenho de flores” (Josias Sobrinho), “Tião Quixote” (Ítalo Coragem) e “Paragens” (Ozias Stafuzza), além das composições autorais como “Samba da Tia Joana” (Doralice e Jussara Otaviano) e “O inesperado”, de Jurema Otaviano. No disco, com direção musical de Omar Campos, direção artística de Tom Viana e direção de vocais de Paula Molinari, o grupo contou com as participações especiais de Petit Mamady Keita (percussionista), Toninho Carrasqueira (flautista) e Oswaldinho do Acordeon.
O grupo também gravou “Yolanda” (Pablo Milanês: versão: Chico Buarque), “Essa alegria” (Lula Queiroga), “Contos de areia” (Romildo Bastos e Toninho Nascimento), “Folia” (Lourenço Baeta e Xico Chaves) e “Trenzinho do caipira”, de Villa-Lobos e Ferreira Gullar.
(vários)
(vários)