
Cantora.
Nasceu em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira artística. Em 1949, casou-se com Osvaldo Luís, na época locutor da Rádio Mayrink Veiga. Durante muito tempo foi considerada uma especialista na arte de cantar tangos e boleros.
Desenvolveu a carreira artística, especialmente como cantora, no final dos anos 1920 e início dos anos 1930. Estreou em disco gravando pela Brunswick em 1930 as toadas “Moreno meu bem” e “Coco de pagu”, de autores desconhecidos com acompanhamento de violões. Nessa época, havia sido eleita Miss Ipanema. No mesmo ano, gravou o samba “Semente da dor”, de Henrique Vogeler e a marcha “Alto-falante”, de Lamartine Babo com acompanhamento da Orquestra Brunswick sob a direção de J. Thomaz. Também nesse ano, gravou oito composições de sua autoria: as canções “Meu gaúcho”; “Felicidade que passa” e “Serenata”; as toadas “Embala rede” e “Moreno bamba”; o samba “Você…você…” e as canções “Velha canção” e “Os olhos de você”, as duas em parceria com Henrique Vogeler.
Em 1931, gravou as canções “Viver é isso” e “Romance”, parcerias com Henrique Vogeler; a modinha “Pensa, diz-me o passado”, parceria com Vicente de Carvalho e as canções “Canção inútil”; “Em la noche”; “Santa Cruz de La Sierra”; “Longe de você” e “Nosso rancho”; a modinha “A gente nunca sabe” e o blue-fox “Cantando para você”, todas de sua autoria. Gravou também os tangos “Yira, yira”, de Discepolo e “Globero”, de J. Mattos Rodrigues e P. Suero. Em 1941, atuou ao lado de Cacilda Becker e Raul Roulien em “Trio em Lá Menor”, de Raimundo Magalhães Jr. Em 1943, foi a protagonista do filme musical “Samba em Berlim”, dirigido por Luís de Barros. Em 1954, participou do filme “Tudo Azul”, de Moacyr Fenelon ao lado de Marlene e Luiz Delfino. Em 1961, atuou no filme “Mulheres, cheguei”, com direção de Victor Lima, do qual também fizeram parte Zé Trindade, Mário Lago, Carlos Imperial e o Clube do Rock. Gravou 13 discos pela Brunswick com 26 músicas sendo 18 de sua autoria e quatro delas em parceria com Henrique Vogeler.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.