0.000
Nome Artístico
Zezé Fonseca
Nome verdadeiro
Maria José González
Data de nascimento
5/8/1915
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
16/8/1962
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Radio atriz.

Aluna do Instituto de Música do Rio de Janeiro, estudou canto com Olinda Leite de Castro. Morreu tragicamente em um incêndio em seu apartamento na cidade do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Iniciou a carreira apresentando-se na “Hora da Arte”, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Em 1932 entrou para a Rádio Philips, através de Paulo Bevilácqua e passou a presentar o programa “Fox tarde demais”. Durante algum tempo, produziu programas femininos na Rádio Cruzeiro do Sul. Em 1933, gravou seu primeiro disco pela Columbia, interpretando a marcha “Põe a chave embaixo…”, de Assis Valente e o samba “Mulato cheio de bossa”, de Sílvio Pinto e Milton Musco. No mesmo ano, gravou com Breno Ferreira a marcha “Eta caboclo mau”, de Joubert de Carvalho e Luiz Martins. Depois da estréia como cantora, integrou a companhia teatral de Procópio Ferreira na peça “Deus lhe pague”, de Joraci Camargo. Em 1934, ingressou na Rádio Philips. Em 1935, gravou a marcha “Amor, amor” e o samba “Quero a liberdade”, ambas de Sílvio Pinto. No ano seguinte, foi contratada pela Victor e lançou as marchas “Retalho de felicidade”, de José Maria de Abreu e Oduvaldo Cozzi e “São João há de sorrir”, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso. Nesse mesmo ano, abandonou o rádio e somente retornou três anos depois, ingressando na Rádio Nacional. Conhecida como intérprete de radionovelas brasileiras, foi uma das pioneiras e considerada a melhor radioatriz da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, até 1954, destacando-se sua atuação em “Os amores de George Sand”, na Mayrink Veiga, e “Romance da eternidade”, na Nacional. Em 1940 gravou com Barbosa Júnior a marcha “Hino da alegria” e o samba “Foi você”, ambas da dupla Juraci Araújo e Gomes Filho. Em 1945, esteve na Argentina, realizando programas para a Rádio El Mundo. Em 1946 foi para a Rádio Globo. Gravou cinco discos pela Columbia e dois pela Victor, no período de 1933 a 1940. Entrou para a história da MPB por uma porta oblíqua: a partir de 1942, depois de se separar ruidosamente de um vereador carioca com quem era casada, manteve um tórrido romance com o cantor Orlando Silva, cujos altos e baixos provocaram sério desequilíbrio emocional no grande intérprete fazendo-o ingressar nas drogas. Disso resultou o afastamento de Orlando da cena artística por alguns anos. Em 1970, suas gravações para as marchas “Retalho de felicidade”, de José Maria de Abreu e Oduvaldo Cozzi, e “São João há de sorrir”, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso, foram incluídas no LP “Reminiscências juninas” da RCA Candem.

Discografias
1940 Victor 78 Hino da alegria/Foi você

(c/Barbosa Júnior)

1936 Victor 78 Retalho de felicidade/São João há de sorrir
1935 Columbia 78 Amor, amor/Quero a liberdade
1933 Columbia 78 Eta caboclo mau/Coisinha boa, melhor que há no mundo
1933 Columbia 78 Gavião/Meu amor me deu
1933 Columbia 78 Põe a chave embaixo.../Mulato cheio de bossa
1933 Columbia 78 Teu amor é uma cabana/Casar não é para mim
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.