
Instrumentista (pianista). Cantor. Roteirista. Diretor musical.
Começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Cinco anos depois, iniciou estudos de violino e aos 12 anos passou a tocar sax-horn em uma banda de sua cidade natal. No ano seguinte, como contrabaixista, apresentou-se pela primeira vez em um baile.
Em 1965, ainda como músico amador, apresentou-se na TV Rio (RJ).
No ano seguinte, fundou, juntamente com Fernando Costa (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria), o Terra Trio, grupo que acompanhou a cantora Maria Bethânia, entre 1967 e 1991. Em 1969, como integrante do Terra Trio, gravou o LP “Terra à vista”.
Atuou, em shows e gravações, com diversos artistas como Nara Leão, Martinho da Vila, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Eliana Pittman, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Marisa Gata Mansa, Caetano Veloso, Agnaldo Timóteo, Carmen Costa, Sidney Miller, Sérgio Ricardo, Zezé Gonzaga, Jamelão, Paulinho da Viola, Ithamara Koorax, Áurea Martins, Nana Caymmi e Dorival Caymmi, entre outros.
Em 1979, realizou seu primeiro trabalho solo, como pianista e cantor, na casa noturna O Teclado, dividindo o espaço com Johnny Alf. Em seguida, apresentou-se no Chicos Bar, Antonino, Paradiso, Hippopotamus e Rhapsody (RJ).
A partir de 1997, utilizando instrumentos eletrônicos, passou a atuar sozinho em espetáculos dançantes. Lançou, nesse ano, o CD “Zé Maria canta o Império do Samba”.
Em 2000, recebeu a Comenda ArY Barroso, concedida pela Câmara Municipal de Ubá. Em agradecimento, gravou para a cidade um CD independente, registrando 29 composições do compositor conterrâneo.
Terra Trio