5.001
Nome Artístico
Zé do Maranhão
Nome verdadeiro
José Calazans Viveiros
Data de nascimento
24/5/1937
Local de nascimento
São Luiz, MA
Dados biográficos

Compositor.

Em 1978, ingressou na ala de compositores da escola de samba Beija-Flor.

Dados artísticos

Em 1977, Beth Carvalho, no LP “Nos botequins da vida”, gravou e fez sucesso com a música de sua autoria “Olho por olho” (c/ Daniel Santos).

Em 1980, Délcio Carvalho e Noca da Portela interpretaram juntos “Farinha pouca”, de autoria dos três compositores, gravada no LP “Canto de um povo”, de Délcio Carvalho, lançado pela Polydor. Neste mesmo ano, a escola de samba Beija-Flor desfilou na avenida com o samba de sua autoria “O sol da meia-noite em viagem ao país das maravilhas” e Beth Carvalho, em seu disco “Sentimento brasileiro”, pela RCA, interpretou “Rochedo” (c/ Noca da Portela). Ainda nesse ano de 1980, a dupla Antonio Carlos e Jocafi gravou no disco “Trabalho de base”, a música “Roça errada”. Por essa época, outra composição sua também faria sucesso com a mesma dupla, “Toró de lágrimas”. No ano seguinte, em 1981, Beth Carvalho gravou “Escasseia” (c/ Beto Sem Braço e Aloísio Machado) e Alcione interpretou “O papeiro é meu”, de Zé do Maranhão em parceria com Cidney Rocha. Por essa época, Vanja Orico interpretou “Jogo perigoso”, de sua autoria em parceria com Tom da Bahia.

No ano de 1982, no disco “É melhor sorrir”, Neguinho da Beija-Flor interpretou “Subúrbio” (c/ Jorge Bento) e “A mulher do malandro” (Zé do Maranhão e Beto Sem Braço).

Em 1984, foi produzido pela Moinhos Produções um disco-brinde para a Coca-Cola. Nesse LP “Pagode de natal – a noite feliz dos bambas”, foi gravada pela bateria-mirim da escola de samba Vila Isabel a música “Bote o sapato na janela”, parceria de Zé do Maranhão com Anézio. Por essa época, sua composição “Escasseia” foi gravada por Beth Carvalho.

Obras
A mulher do malandro (c/ Beto Sem Braço)
Bote o sapato na janela (c/ Anézio)
Escasseia (c/ Beto Sem Braço e Aluísio Machado)
Farinha pouca (c/ Délcio Carvalho e Noca da Portela)
Jogo perigoso (c/ Tom da Bahia)
O papeiro é meu (c/ Cidney Rocha)
O sol da meia-noite em viagem ao país das maravilhas
Olho por olho (c/ Daniel Santos)
Rochedo (c/ Noca da Portela)
Roça errada (c/ Noca da Portela)
Subúrbio (c/ Jorge Bento)
Toró de lágrimas
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.