
Guitarrista. Compositor.
Nasceu no subúrbio carioca de São Cristóvão.
Em 1967, começou a carreira tocando em bailes na cidade do Rio de Janeiro. Por esta época, fez parte parte de conjuntos como Dom Salvador e Grupo Abolição, Lafayete e Seu Conjunto.
Participou ativamente do movimento de “soul music” na década de 1970.
Trabalhou no Departamento Musical da Rede Globo como pesquisador e criador de temas incidentais para novelas.
Na década de 1960, integrou a Banda Veneno, do maestro Erlon Chaves, participando de shows e festivais em diversas emissoras de televisão.
Como guitarrista, participou de shows e gravações de diversos artistas, como Emílio Santiago, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Alcione, Leny Andrade, Martinho da Vila, Simone, Ivan Lins e Dionne Warwick. Com Roberto Carlos, trabalhou durante oito anos em shows no Brasil, EUA e Europa.
No ano de 1992, juntamente com Fernando Merlino, lançou o disco “Kaballah”, pela gravadora Perfil Musical.
Apresentou-se em diversos festivais de jazz nos EUA, Europa e Japão.
Com Ivan Lins, tocou no “Blue Note”, nos festivais North Sea Jazz”, na Holanda, “Jazz Vienne”, na França, e no “Festival de Jazz de Monterey”.
Em 2000, lançou o seu primeiro disco solo, “Passo a passo”, pelas gravadoras Mix House e Eldorado. O CD contou com as participações especiais de Mauro Senise, Cristóvão Bastos, Téo Lima, Don Chacal e Mestre Paulino. Neste disco, além de gravar composições de sua autoria, incluiu “Confins” (Ivan Lins, Aldir Blanc e Vítor Martins), “O trenzinho do caipira” (Villa-Lobos) e “O sorriso do Zé” (Jorge Carvalho). Ainda neste ano, fez parte da banda que acompanhou Ivan Lins em show no Canecão. Logo depois, viajou com o cantor em turnê nacional e internacional.
(c/ Fernando Merlino)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009, 2ª ed. Esteio Editora, 2011.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. 2ª ed. Idem, 2013.