
Compositor. Cantor. Partideiro.
Um dos fundadores da Ala dos Compositores da Mangueira. Atuou também como puxador de samba-enredo da escola.
Trabalhou como funcionário público da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, aposentando-se com cargo de chefia.
Partideiro, foi amigo de Aniceto do Império e Xangô da Mangueira.
A Escola de Samba Mangueira foi várias vezes campeã com seus sambas-enredos.
Em 1962, a Mangueira desfilou com o samba-enredo “Casa grande e senzala”, de sua autoria em parceria com Comprido e Leleo, que classificou a escola em 4º lugar do Grupo 1.
No ano de 1976, Leci Brandão, no disco “Questão de gosto”, incluiu “Casa grande e senzala”.
Em 1989, fazendo parte da Velha Guarda da Mangueira, participou do disco “Mangueira chegou”, produzido por Katsunori Tanaka. No CD, somente lançado para o mercado japonês, interpretou diversas composições, inclusive as de sua autoria “A vida do trabalhador” e “A Mangueira não morreu”.
No ano de 1998, foi gravado o CD “Chico Buarque de Mangueira”, no qual Chico Buarque e Nelson Sargento interpretaram “A Mangueira não morreu”, de sua autoria.
No ano 2000, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro produziu o CD duplo “Mangueira – sambas de terreiros e outros sambas”. Neste disco foram incluídas “Agora se arrependeu”, interpretada pelo próprio parceiro Leléo, e “Divergência”, em parceria com Xangô da Mangueira e Quincas do Cavaco, interpretada por Xangô da Mangueira. Uma terceira composição sua, “Diretor de harmonia”, também fez parte deste disco como música incidental. Neste mesmo ano, a gravadora Nikita Music lançou o CD “Mangueira chegou” (Velha Guarda da Mangueira) para o mercado brasileiro.
Entre seus outros parceiros destacam-se Pelado e Comprido
(c/ Velha Guarda da Mangueira)
(c/ Velha Guarda da Mangueira)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval – seis milênios de história. Rio de Janeiro. Editora Gryphus, 2000.
BARBOSA, Marília T. CACHAÇA, Carlos e FILHO, Arthur L. de Oliveira. Fala Mangueira. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1980.