0.000
Nome Artístico
Xixa
Nome verdadeiro
Bernardo Cascarelli Jr
Dados biográficos

Cavaquinista. Compositor. Líder de conjunto.

Dados artísticos

Contratado pela Odeon, gravou em 1956, em interpretação ao cavaquinho, o choro “Lua de mel”, e o bolero “Um milhão de estrelas”, ambos de sua autoria. Em 1957, essas duas composições, com letra de Júlio Nagib, foram gravadas na Odeon: o samba-choro “Lua de mel”, por Heleninha Silveira, e o bolero “Um milhão de estrelas”, por Neide Fraga. No mesmo ano, gravou, ao cavaquinho, os choros “Fala coração” e “Comigo é assim”, de sua autoria. Em 1959, o choro “Primeiro amor, saudade”, com Valdir Cardoso, foi gravado por Bernardo do Cavaquinho e seu conjunto, pela Continental. No mesmo ano, gravou com seu conjunto, na Odeon, os sambas “Manhã de carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, e “Meu bem”, de sua autoria. Em 1960, gravou dois discos pelo selo Audio-Fidelity com os choros “Cavaquinho no balanço”, de sua autoria e Ivan Pires, “Não diga a ninguém”, de José Messias, “Audinho”, de Ivan Pires e Serafin Almeida, e “Assim…assim”, de Ivan Pires.
Em 1964, lançou pela gravadora Audio Fidelity o LP “Sambas – Conjunto de Xixa” interpretando os sambas “Praça Onze”, de Herivelto Martins e Grande Otelo, “Morena Boca de Ouro”, de Ary Barroso, “Chora Cavaquinho”, de Valdemar de Abreu, o “Dunga”, “O Orvalho Vem Caindo”, de Noel Rosa e Kid Pepe, “Xamêgo de Crioula”, de Zé Di, “Fica Mal Com Deus”, de Geraldo Vandré, “Arrasta a Sandália”, de Osvaldo Vasques, o “Baiaco” e Aurélio Gomes, “Boneca de Piche”, de Ary Barroso e Luis Iglesias, “Atire A Primeira Pedra”, de Ataulfo Alves e Mário Lago, “Fita Amarela”, de Noel Rosa, “Foi Ela”, de Ary Barroso, e “Despedida de Mangueira”, de Benedito Lacerda e Aldo Cabral.
Em 1973, gravou LP com seu conjunto no qual registrou, entre outras composições, o samba “Despedida de Mangueira”, de Benedito Lacerda e Aldo Cabral. Em 1976, participou de LP lançado pelo selo Marcus Pereira juntamente com Theo de Barros, Hector Costita e Erlon Chaves, no qual foram interpretadas músicas como “Sem saída”, “Afogados”, Ao mestre”, e “Quadra vazia”. No CD “Brasil revivendo o chorinho – 2”, lançado pelo Grupo Vou Vivendo, teve regravados os choros “Lua de mel”, com Julio Nagib, e “Meu bem”. Ainda em 1976, lançou o LP “Cavaquinho melódico – Xixa e Seu Conjunto”, pela Premier/RGE com as músicas “O Jacaré de Pijama”, de Jair Gonçalves, “Mormaço”, de João Roberto Kelly, “Rio De Lágrimas (Rio De Piracicaba)”, de Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos, “Amigo Velho”, de Cristóvão de Alencar e Hélio Nascimento, “Portugal”, de Scorza Neto, e “Cavaquinho Melódico”, com Waldir Cardoso, entre outras,
 Em 1981, tocou cavaquinho no LP “Caipira”, lançado pelo cantor e compositor Rolando Boldrin, pela RGE. Em 1982, tocou cavaquinho no LP “Violeiro”, lançado por Rolandro Boldrin, pela Som Livre. Em 1994, tocou cavaquinho no LP “Pena Branca e Xavantinho – Uma dupla brasileira” que os irmãos Pena Branca e Xavantinho lançaram pela RGE.

Discografias
1976 Premier/RGE LP Cavaquinho melódico - Xixa e Seu Conjunto
1973 LP Xixa e seu conjunto
1964 Audio Fidelity LP Sambas - Conjunto de Xixa
1960 Audio-Fidelity 78 Audinho/Assim...assim
1960 Audio-Fidelity 78 Cavaquinho no balanço/Não diga a ninguém
1959 Odeon 78 Manhã de carnaval/Meu bem
1957 Odeon 78 Fala coração/Comigo é assim
1956 Odeon 78 Lua de mel/Um milhão de estrelas
Obras
Cavaquinho Melódico - com Waldir Cardoso
Cavaquinho no balanço (c/ Ivan Pires)
Comigo é assim
Fala coração
Lua de mel (c/ Júlio Nagib)
Meu bem
Primeiro amor, saudade (c/ Valdir Cardoso)
Um milhão de estrelas (c/ Júlio Nagib)
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.