Cantor. Compositor.
Morou primeiro na Soledade, subdistrito da Liberdade, maior bairro de Salvador.
Aos 17 anos, foi morar na Formiga, em São Caetano, outro bairro popular de Salvador repleto de grupos de samba, funk, rap e reggae. Nesta época, entrou para o Centro de Formação de Jovens Instrutores, no Queimadinho, onde se formou em mecânica de automóveis, e foi ali no CFJI que subiu ao palco pela primeira vez, numa festa dos estudantes, pois os dois grupos dos quais participava, um de rap e outro de pagode, nunca tinham se apresentado para público maior do que o do fundo do quintal de sua casa.
Em 2001, casou-se com a cantora e dançarina Carla Perez, com quem tem um filho e uma filha.
Desde criança batia lata na rua, para desespero dos vizinhos, que o achavam muito barulhento.
Aos 15 anos fez sua primeira música: “Minha vida”, uma autobiografia sentimental.
Em 1996, o dono da banda Vírus do Samba chamou-o para cantar em um espaço na Lapinha. No ano seguinte, Moleque, ex-empresário do Swing, convidou-o para integrar a banda Gente da Gente. Com esta banda, abriu shows para Mastruz com Leite, em Salvador, e para Sandra de Sá, em Feira de Santana.
No carnaval de 1998, puxou o bloco Rekinte com a Gente da Gente.
Quem o apresentou à banda Harmonia do Samba foi Ricardo Richards, D. Graça, mãe de Roque César, baterista do Harmonia, além de Bimba, diretor musical. Junto com os componentes do grupo um CD promocional com a música “Uva”, conseguindo, com a ajuda de radialistas colocar a música nas rádios. Tocando com o Harmonia do Samba a partir de 1998, fez sucesso no carnaval de 1999 e 2000, apresentando-se em grandes shows em Salvador e no interior.
No ano de 2002, ainda fazendo parte do grupo Harmonia do Samba, apresentou-se na casa de show ATL HALL, no Rio de Janeiro.
No ano de 2003, fazendo parte do grupo Harmonia do Samba e ao lado do Jota Quest, Ivete Sangalo, O Rappa, Banda Olodum e Banda Cheiro de Amor, participou do evento “Cabofolia”, promovido pela Prefeitura de Cabo Frio na Praia do Forte.
Em 2022 deixou o grupo Harmonia do Samba para seguir carreira solo, com o nome artístico de Xanddy Harmonia.
Em 2023 lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Nascendo de novo”, gravado ao vivo com as participações de Leo Santana em “Descontrolada”, João Gomes em “Revoadinha”, A Dama em “Diferentona”, Péricles e Dilsinho em “O maior amor do mundo”.