Cantor. Compositor. Multi-Instrumentista.
Nascido em Itaú (RN), mudou de cidade durante a infância com seus pais, e morou em Exu (PE), terra natal de Luiz Gonzaga, onde conheceu o trabalho do Rei do Baião e decidiu que queria seguir a carreira de forrozeiro. Seu pai, percebendo seu esforço e talento para a música, o presenteou com um violão, em cujo aprendizado Xand evoluiu rapidamente. Na sequência, foi introduzido à bateria, ao teclado, à guitarra e a outros instrumentos.
Começou a carreira como locutor de rádio, e na sequência entrou para a banda Estilo Musical. Os empresários logo perceberam sua aptidão e o convidaram para ser vocalista da então banda iniciante em Fortaleza (CE), Aviões do Forró.
Ao lado da cantora Solange Almeida, na banda Aviões do Forró, em cerca de 15 anos de trajetória, lançou mais de uma dezena de álbuns, de estúdio e ao vivo, apresentou-se por todo o Brasil em shows de grande porte, e criou eventos próprios, como Aviões Fantasy, Aviões Sunset, Aviões Private, Arraiá do Aviões, entre outros.
Em 2014, realizou participação especial na música “Vou Pagar Pra Ver”, de Wesley Safadão.
Em 2016, realizou participação especial na música “Impasse”, de Marília Mendonça. No mesmo ano, participou da gravação “Bumbum Granada”, de MCs Zaac e Jerry. Também nesse ano, gravou, com Jorge (da dupla Jorge e Mateus), a música “Reza aí”.
Em 2017, participou da gravação “10 Mil Vezes Melhor”, de Solange Almeida. No mesmo ano, realizou participação especial no DVD “Raça Negra & Amigos”, na música “Dono do Seu Beijo”. Também nesse ano, gravou com Tierry a música “Logo Eu?”. Ainda em 2017, gravou, com Bell Marques (da banda Chiclete com Banana), a música “Jeito Carinhoso. Também em 2017, participou da gravação “Nunca mais”, de Vicente Nery.
Em 2018, participou da gravação “Cabeça Voando”, do grupo Saia Rodada. No mesmo ano, gravou, com Harmonia do Samba, a música “Só Vou Apostando”. No mesmo ano, gravou, Enzo Temoteo, a música “Xonado em Você”. Ainda em 2018, registrou, com Paulynho Paixão, a canção “Nota 10”.
Em 2019, participou de uma série de gravações de artistas de envergadura nacional, como “Menos mimimi”, de MC Kekel, “Pegada Estranha”, de Glaydson Gavião, “Só Deu Você”, de Avine Vinny, “Cúmbia Do Amor/Agora Chora”, de Joelma, “Amando Por 2 e Bebendo Por 10”, de Cavaleiros do Forró, e “Nós Dois”, de Dorgival Dantas.
Nessa mesma época, sendo um dos mais respeitados e renomados músicos e cantores do meio do forró, integrava o elenco permanente do Villa Mix Festival, evento que percorreu todo o Brasil com apresentações de grande porte.
Também em 2019, lançou seu primeiro DVD solo “Errejota”, gravado ao vivo no Rio de Janeiro, capital, mostrando seu estilo, à essa altura da carreira, já mais variado, e não mais exclusivamente dedicado ao forró. O álbum apresentou 15 faixas inéditas, entre elas “Algo mais”, com participação de Gusttavo Lima, que figurou entre as 15 mais executadas no país, e também os sucessos “Gente Feliz”, “Solteiro largado” e “Vai doer”, que juntas, em poucos meses, ultrapassaram 65 milhões de visualizações no seu canal oficial no Youtube.
Ainda no final de 2019, foi anunciado como a principal atração entre as apresentações comemorativas da festa de ano novo de Fortaleza de 2020.
Em 2020, na ocasião de quarentena social em decorrência da pandemia mundial de Corona Vírus, realizou uma transmissão ao vivo pela internet do saguão de seu condomínio, atingindo um público de mais de 630 mil pessoas assistindo simultaneamente, o que fez figurar entre as mais acessadas do período, além de arrecadar mais de 290 mil reais e 457 tonelada de alimentos a serem doados a instituições de caridade.
Em 2020, na ocasião de isolamento social em decorrência da pandemia de Corona Vírus, realizou duas apresentações ao vivo pelo seu canal oficial do Youtube intituladas, respectivamente, “Modo Xand Avião” e “Cavalheira na fogueira”, que, juntas, ultrapassaram 14 milhões de acessos, e tendo em média quatro horas e meia de duração.
Em 2023 lançou o álbum “1par”, com sete faixas, dentre as quais “Perfume caro” e “Rolo”.
Em 2024 lançou o álbum “miXtura”, gravado ao vivo com as participações de Felipe Amorim, Simone Mendes, João Gomes e Juliette.
Foi uma das atrações do réveillon de 2025 em Copacabana, no Rio de Janeiro, apresentando-se no palco principal montado em frente ao hotel Copacabana Palace.