0.000
Nome Artístico
Wilson Simoninha
Nome verdadeiro
Wilson Simonal Pugliesi de Castro
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista

Filho de Wilson Simonal. Irmão de Max de Castro.

Ainda menino, mudou-se para São Paulo, onde fez cursos de música e harmonia, com Aloisio Pontes, Wilson Cunha, Chu Viana, Maria Alvin. Chegou a cursar direito, abandonando a faculdade no último semestre para dedicar-se à música.

Dados artísticos

Começou a carreira artística ainda menino, participando de shows e discos infantis. Participou do disco “A turma da Mônica”, aos seis anos de idade, como o personagem Cebolinha.

Atuou como tecladista e produtor de seu pai, Wilson Simonal, e de Jorge Benjor.

Nos anos 1980, formou a banda Suite Combo, ao lado de João Marcello Bôscoli.

Privilegiou sua atividade como produtor musical na década de 1990, idealizando e co-produzindo shows de Jorge Benjor na casa de espetáculos Olympia (SP) e no especial do cantor para o cinema.

Trabalhou como produtor em três edições do Free Jazz Festival, em 1992, 1993 e 1994) e em duas edições do Hollywood Rock, em 1993 e 1994.

Atuou, como produtor, músico ou cantor, em discos de Wilson Simonal, Jorge Benjor, Sadao Watanabe, com quem excursionou no Japão, ao lado de Leila Pinheiro e César Camargo Mariano, João Marcello Bôscoli (no CD “João Marcello Bôscoli e Cia.” e na turnê de lançamento do disco) e Pedro Mariano.

Da turnê no Japão com Sadao Watanabe surgiu a oportunidade de participar da gravação do home video “Sadao Watanabe Brazilian Friends”, produzido para Europa e Oriente..

Em 1996 e 1997, produziu, com João Marcello Bôscoli, o programa “Cia. da Música”, transmitido pela rádio Musical FM/SP.

Participou da trilha do seriado “Malhação” (Rede Globo), em 1996, e dirigiu a trilha do filme “Por trás do pano”, de Luis Vilaça.

Atuando na área publicitária através de sua produtora S de Samba, produziu jingles e trilhas para vários clientes, como Antártica (cerveja e guaraná), Kaiser, Wrangler, Honda Bis, Leite Moça Fiesta, Telesp Celular, Fiat, Shopping Iguatemi (SP), Hollywood Rock (1995 e 1996), Rider e Renault.

Ao lado de Max de Castro, Jair Oliveira, Luciana Mello, Pedro Camargo Mariano e Daniel Carlomagno, formou o Projeto Artistas Reunidos, com o qual lançou, em 2000, o CD “100% Show”. Nesse mesmo ano, gravou o CD “Volume 2”, contendo composições de sua autoria e músicas de Jorge Benjor, Jair Oliveira, Daniel Carlomagno, Max de Castro e Bernardo Vilhena.

Em 2002, lançou o CD “Sambaland Club”, assinando a produção e os arranjos e revezando-se no piano, baixo acústico, órgão e violão. Das 13 faixas, nove são de sua autoria, entre as quais “Rei de maio” (c/ Bernardo Vilhena) e “Essência” (c/ Marcelo Yuka). Nesse mesmo ano, viajou para a Europa em turnê de shows, ao lado de Patrícia Marx e Max de Castro.

Em 2003, participou do projeto “Trama ao vivo”, no Ballroom (RJ).

Lançou, no ano seguinte, o CD “Introducing Wilson Simoninha – Live At Session Trama Studios”, contendo repertório extraído de seus dois discos anteriores, além de faixas inéditas, como “Lá vem o homem”, de sua autoria, e “Happy hour à beira-mar” (Max de Castro, Jair Oliveira e Bernardo Vilhena).

Lançou, em 2008, CD “Melhor”, com suas canções “A saideira (Samba negro)” e “Navegador de estrelas”, ambas com Jair Oliveira, “Ela é brasileira” (c/ Max de Castro e Seu Jorge), “Mareio” (c/ Pierre Aderne), “Sossega” (c/ Jorge Benjor), “Eu sei que você vai me entender”, “É bom andar a pé (Melhor)”, “Samba novo” e “26 de Dezembro”, além de “Homem gelo” (Leléo), “Rei da luta” (Jair Oliveira) e “Balanço (Balanço bom é coisa rara)” (Marco Mattoli). O disco contou com a participação de Seu Jorge, na faixa “Ela é brasileira”.

Em 2013, lançou o CD “Alta fidelidade”, contendo suas composições “Nós dois” e “Quebra”, ambas com Mú Chebabi, “Meninas do Leblon” (c/ João Sabiá), “Quando” (c/ João Marcelo Bôscoli e Marcelo Lima), “Morena rara” (c/ Edu Krieger), “Pois é, poeira” (c/ Bernardo Vilhena), “Qual é o meu lugar (Menina)”, “Versos fáceis” e “Distraído”, além de “Falso amor”.

Discografias
2013 Alta fidelidade (Simoninha) - S de Samba – CD
2008 Melhor (Simoninha) - S de Samba – CD
2004 Trama CD Introducing Wilson Simoninha-Live At Session Trama Studios
2002 Trama CD Sambaland Club
2000 Trama CD 100% Show

Projeto Artistas Reunidos

2000 Trama CD Volume 2
Obras
26 de Dezembro
Aquele gol c/ Bernardo Vilhena
Barbarella 2001
Distraído
Ela é brasileira c/ Max de Castro e Seu Jorge
Essência (c/ Marcelo Yuka)
Eu sei que você vai me entender
Lua clara c/ Bernardo Vilhena e Jairzinho Oliveira
Mais um lamento
Mais um vira-lata
Mareio c/ Pierre Aderne
Meninas do Leblon c/ João Sabiá
Morena rara c/ Edu Krieger
Nós dois c/ Mú Chebabi
Orgulho
Pois é, poeira c/ Bernardo Vilhena
Qual é o meu lugar Menina
Quando c/ João Marcelo Bôscoli e Marcelo Lima
Quebra c/ Mú Chebabi
Quem sou
Rei de maio (c/ Bernardo Vilhena)
Samba novo
Seja bem-vindo
Sossega c/ Jorge Benjor
Sound designer c/ Marcos Ferrari
Tudo faz sentido
Versos fáceis
Vou buscar
É bom andar a pé Melhor
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.