5.001
Nome Artístico
William Prado
Nome verdadeiro
William Costa Prado
Dados biográficos

Compositor. Letrista.

Formou-se em advocacia e trabalhou também como jornalista.

Dados artísticos

Em 1959, apresentado por Billy Blanco, tornou-se letrista de Vadico, o grande parceiro de Noel Rosa.

Presidiu o júri que escolheu os sambas de enredo da escola Unidos de Padre Miguel nos carnavais de 1969 e 1970.

Em 1985, gravou a música de protesto “Colégio eleitoral”.

No ano seguinte, compôs os seguintes jingles políticos “Pagode de Nelson”, para a campanha do senador Nelson Carneiro; “Chame o Fernando”, para a campanha do ex-presidente da Bolsa de Valores, Fernando Carvalho, à Prefeitura do Rio; e “Meu negócio é com o Brizola”, para as campanhas de Marcelo Alencar ao Governo do Estado e Carlos Alberto (o Capitão da Copa de 70) à Câmara de Vereadores, entre outras.

Foi semifinalista do III Festival Internacional da Canção (RJ), com sua música “Folha Cinco”.

Recebeu o prêmio de Melhor Arranjo do I Festival de Música Popular de São Paulo com a canção “Em busca do Deus perdido” (Leonardo Bruno).

Foi finalista premiado no Concurso de Samba da Festa da Penha, em 1987.

Sua música “No clã dos imortais”, na qual o cantor Moreira da Silva “renuncia” à sua candidatura à Academia Brasileira de Letras (ABL), provocou indiretamente a revisão dos estatutos daquela instituição com relação à candidatura de mulheres, tornando possível a eleição de Dinah Silveira de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia.

Entre os jingles comercias de sua autoria, destacam-se “Hino do clube da Brahma”, “Café Cafuso”, “Morada do sol” e “Agtal”.

Compôs para trilhas sonoras dos filmes “Assim nem a cama agüenta”, “O donzelo”e “Aventuras de um detetive português”, e para novelas da Globo como “Próxima atração”, “O cafona”, “O homem que deve morrer” e “Bandeira 2”.

Entre seus principais parceiros estão: Roberto Menescal, Tito Madi, Carlos Imperial, Antônio III, Marcos de Castro e Aldacir Louro, Nonato Buzar, Fernando César, Silvio Silva, Rosinha de Valença e Fred Falcão.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Cyro Monteiro, Carlos Galhardo, Moreira da Silva, Jair Rodrigues, Maysa, Claudette Soares, Eliana Pittman, Tito Madi, Clara Nunes, Francisco Carlos (El Broto), Luis Cláudio, Trio Iraquitã, Trio Esperança, Cynara e Cybele, Turma da Pilantrangem, Tobias, Evinha, Sullivan e Silvio Silva, Rosemary, Osmar Milito e Brasil Ritmo, entre outros.

Obras
ABC (c/ Nonato Buzar)
Canto de fé (c/ Nonato Buzar)
Chorinho de rua (c/ Nonato Buzar)
Comandante Apolinário
Convenção (c/ Nonato Buzar)
Cuida da dor que é tua
E deixa o relógio andar (c/ Nonato Buzar)
E o mundo floriu outra vez
Este céu, este mar azul
Estrada nova
Fado do detetive português (c/ Nonato Buzar)
Fiz do amor meu canto
Gente boa
Janela do mundo (c/ Nonato Buzar)
Maria do adeus (c/ Nonato Buzar)
Maria menina fulô (c/ Nonato Buzar)
Menina das tranças
Menina namoradeira
Minha hora já chegou
Nada mais
Nina
No clã dos imortais
O dia que foi lindo
O primeiro retrato (c/ Nonato Buzar)
O que era dela
Onde você estiver
Ora veja
Primeira namorada
Quem diria
Recado à Lapa
Rio, paróquia do céu (c/ Nonato Buzar)
Samba carioca (c/ Nonato Buzar)
Saudade envelhecida
Saudade, sinal aberto pra ti
Sol nascente (c/ Nonato Buzar)
Sonho a mais
Timidez (c/ Nonato Buzar)
Viravolta
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.