0.000
Nome Artístico
Weber Lopes
Data de nascimento
30/8/1963
Local de nascimento
Ganhães, MG
Dados biográficos

Compositor. Arranjador. Violonista.

Iniciou seus estudos na Fundação Clóvis Salgado e depois ingressou no Curso Superior de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fez também cursos com os violonistas Lindolfo Bicalho e Eduardo Campolina e com o compositor e regente Dante Grella.

Dados artísticos

Atuou em shows, projetos musicais e gravações com Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Sérgio Santos, Selmma Carvalho, Geraldo Viana, Waldir Silva, Titane, Maria Lúcia Godoy e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre outros.

Participou do projeto “Os Arranjadores” (BDMG Cultural) – escrevendo arranjos para músicas de João Bosco, Sueli Costa e de sua própria autoria, executadas por um quinteto -, e dos projetos “Música de Domingo” e “Liberdade Instrumental”.

Em 1990, apresentou-se durante três meses em uma rede de hotéis nos Emirados Árabes Unidos, em temporada exclusiva de jazz.

No ano de 1996, viajou para a Bolívia, apresentando-se no “Festival Internacional de Cultura de Sucre” e em shows em La Paz.

Representou o Brasil na “Semana de Arte Brasileira”, na Lituânia, promovida pela Casa Mann. Nessa turnê pela Europa, apresentou-se na Itália, onde fez shows em praças públicas.

Seu primeiro CD, “Flor do tempo”, contou com a participação especial de Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Geraldo Viana e Marku Ribas, além de uma Orquestra de Câmara composta de dez músicos. O repertório incluiu músicas de sua autoria como “Madrugada”, “Três estrelas”, “Flor do tempo”, “Tom de luz”, “Vôo livre”, “Abrindo o jogo” e “Sarau mineiro” e de outros compositores como João Bosco e Aldir Blanc (Incompatibilidade de gênios), Pixinguinha e Otávio de Souza (Rosa), Zequinha de Abreu (“Tico-tico no fubá”) e Lennon/McCartney (Norwegian wood). Participou da gravação do CD “Violões do horizonte”, ao lado de Gilvan de Oliveira e Juarez Moreira. Atuou nos universos do jazz, da música erudita e da MPB.

Em julho de 2001 participou do “Projeto Prata da Casa”, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

No ano de 2002, participou voltou a participar do “Projeto Prata da Casa”, desta vez acompanhado de Ivan Corrêa no baixo e Neném na bateria. Neste mesmo ano participou do “Projeto Conexão Telemig Celular de Música”, no qual se apresentou no Teatro Rival BR, tendo como convidado o também violonista Yamandú Costa.

Discografias
[S/D] Karmim CD Flor do tempo
[S/D] CD Violões do horizonte
Obras
Abrindo o jogo
Choro novo
Fazenda cachoeira
Flor do tempo
Madrugada
Manhã de abril
Sarau mineiro
Tom de luz
Três estrelas
Vista Aérea
Vôo livre
Shows
Weber Lopes Convida Yamandú Costa. Projeto Conexão Telemig Celular de Música. Teatro Rival BR, RJ.
Weber Lopes. Projeto Prata da Casa. Sesc Pompéia, SP,