
Cantora. Atriz. Seu nome artístico foi inspirado numa tribo africana conhecida pela alta estatura.
Foi descoberta em 1967, pelo produtor da TV Globo Abrahão Medina quando cantou o samba-canção “Risque”, de Ary Barroso, no programa “Porta da Fama”, da TV Globo.
Iniciou a carreira artística como cantora em 1968, quando lançou pelo selo Epic/CBS um compacto simples com as músicas “Novo Som”, de Hélton Menezes e José Ari, e “Oiô-gerê”, de Chico Feitosa.
No ano de 1978, foi contratada pelo Moulin Rouge, de Paris, onde atuou até 1982, período no qual se tornou a vedete mais bem paga da Europa, ganhando 25 mil dólares por mês para se apresentar duas vezes por dia durante os sete dias da semana. Em sua estreia no Moulin Rouge, a vedete e cantora conta:
“quando desceu a escadaria formada pela letra do seu nome cantando “Abril em Paris”, a plateia se levantou para aplaudir, antes que ela chegasse ao último degrau.”
Apresentou-se em musicais na Europa ao longo de 13 anos. Em sua temporada europeia, além de fazer apresentações para reis, rainhas e sheiks, atuou ao lado de astros de Hollywood como Gene Kelly e Ginger Rogers, sendo elogiada constantemente por importantes críticos europeus. De volta ao Brasil, atuou no espetáculo “Golden Rio”, ao lado de Grande Otelo, com direção de Maurício Sherman, que ficou em cartaz na casa de shows Scala, na zona sul do Rio de Janeiro, por 13 anos e 1500 apresentações consecutivas.
Em 1982, gravou o LP “Watusi”, no qual interpretou músicas internacionais de sucesso, taís como “Goldfinger”, de John Barry, Leslie Bricusse e Anthony Newley; “My Way (Comme DHabitude)”, de Claude François, Jacques Revaux, Gilles Thibault e Paul Anka, e “Cest Si Bom”, de Henri Betti e André Hornez,além de “Eu E A Brisa”, de Johnny Alf, e um pot-pourri com os sambas-enredo “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”, de Beto Sem Braço e Aloísio Machado, do Império Serrano, Samba-enredo de 1982, e “O Amanhã”, de João Sergio, da União da Ilha, Samba-enredo de 1978.
No ano de 1993, lançou pela Som Livre o LP “Por Causa de Você” interpretando os clássicos da música popular “Brigas”, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia; “Que Será”, de Marino Pinto e Mário Rossi; “Risque”, de Ary Barroso; “Por Causa de Você”, de Tom Jobim e Dolores Duran; ” Último Desejo”, de Noel Rosa; “Segredo”, de Herivelto Martins e Marino Pinto; “Matriz Ou Filial”, de Lúcio Cardim, e “Nem Eu”, de Dorival Caymmi, além de “Privação dos Sentidos”, de Tavito e Aldir Blanc; ” Questões Mal Resolvidas”, de Biafra e Cássio Tucunduva; “Que Queres Tu de Mim”, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, e “Tete a Tete”, de Altay Veloso. No mesmo ano, gravou um compacto simples com o samba “Dudu Odara”, de Lourenço e Nei Lopes, e o bolero “Inesquecível”, de Julio Guitienez, Djamil e Valverd. Ainda neste ano de 1993 sua interpretação para a composição “Privação de Sentidos”, de Tavito e Aldir Blanc, foi incluída no LP “Sonho Meu – Trilha Sonora da Novela da Rede Globo”, lançado pela Som Livre.
Contratada em 1995 pela gravadora Som Livre, lançou o LP “Um Amor Demais”, no qual interpretou “Sou Feliz”, de Lourenço; “Casinha Branca”, de Gilson e Joran; “Vinho Antigo”, de Dalto e Cláudio Rabello; “Momentos”, de Joanna e Sarah Benchimol; “Rastros”, de Nilo Pinta e Cláudio Rabello; “A Noite do Meu Bem”, de Dolores Duran; “Preciso Aprender A Ser Só”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; “Gente Humilde”, de Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque; “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê)” e “Na Sombra de Uma Árvore”, de Hyldon; “A Lua E Eu”, de Cassiano e Paulo Zdanowski; “Pra Você Não Ir Embora” e “Retalhos de Cetim”, de Benito Di Paula; “Demais de Mais”, de Gilson e Carlos Colla; “Sentimental Demais”, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia; “A Pretendida (La Pretendida)”, de Pepe Avila; “Jura”, de Ed Wilson e Fred Falcão; “Meu Mundo Caiu”, de Maysa; “Se Todos Fossem Iguais A Você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; “Vingança”, de Lupicínio Rodrigues, e “Cadeira Vazia”, de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves. Em 2006, tomou parte no espetáculo “Alabê de Jerusalém”, uma produção Independente do cantor e compositor Altay Veloso, lançado em CD e DVD no qual interpretou, em coro com os cantores Chiara Santoro, Margareth Menezes, Adriana Lessa, Izabel Filardis, Talma de Freitas e Maria Eugênia, o tema “Paixão”, de Altay Veloso.
No ano de 2008, apresentou-se no espetáculo “Voz e piano” no bar Mistura Fina, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2009, fez uma temporada no restaurante francês La Goule, em Copacabana, interpretando uma seleção de músicas em diferentes idiomas.
Em 2012, apresentou-se no projeto “7 em Ponto”, da Prefeitura do Rio de Janeiro, no Teatro Carlos Gomes apresentando seu show intimista “Um abraço musical”. Na ocasião cantou com a cantora Daúde e banda a música “Pata, pata”, de Miriam Makeba, que ambas gravaram em épocas distintas.
No ano de 2014, participou no Centro Cultural banco do Brasil do espetáculo “Eu vou Tirar Você Deste Lugar”, dirigido por Sérgio Maggio, e inspirado no universo das canções de Odair José.
Em 2024 interpretou em português e francês o samba “O Negro Gato do Estácio”, de autoria de Zé Mauro do Império e Raiane Stalles Hass – Branca -, em faixa produzida pelo violonista Renato Piau para a Gravadora Guitarra Brasileira.