5.001
Nome Artístico
Walmir Lima
Nome verdadeiro
Walmir Lima
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Compositor. Cantor.

Juntamente com Batatinha, Edil Pacheco, Roque Ferreira, Panela, Ederaldo Gentil, Riachão, Lupa, Vevé Calazans, Gerônimo e Nélson Rufino, tornou-se referência nacional do samba baiano.

No ano de 2017 foi lançada a sua biografia intitulada “Além da Ilha de Maré – A História de um Sambista”, da escritora Luciana Melo (Editora Autografia).

Dados artísticos

No ano de 1975, Ederaldo Gentil interpretou, no LP “Samba, canto livre de um povo”, uma composição de sua autoria, “Miro, pandeiro de ouro”, em parceria com Jandiro Aragão. No ano seguinte, em 1976, lançou o LP solo “Está tudo bem” pela gravadora CBS.

Alcione, em 1977, interpretou “Ilha de Maré” (c/ Lupa), no disco “Pra que chorar”, lançado pela Philips.

No ano de 1979, Beth Carvalho, no disco “Pagode”, gravado pela RCA, incluiu de sua autoria em parceria com João Rios, “Dindinha lua”. Neste mesmo ano, Alcione interpretou “Bom Jesus dos Navegantes”, (c/ Lupa) no disco “Gostoso veneno”, pela gravadora Philips.

No ano de 1980, lançou pela selo Kelo Music o disco “Walmir Lima”, no qual incluiu várias composições de sua autoria, entre elas “Despedida” (c/ Noca da Portela e Daniel Santos), “Mundo de felicidade” (c/ Noca da Portela) e “Mar da Bahia” (c/ Tutuca e Noca da Portela), além de interpretar “Nosso amor” (c/ Noca da Portela e Daniel Santos).

Produziu e participou do LP “Samba de roda de Salvador”, lançado pelo Selo K-Tel e gravadora EMI, no qual foram incluídas suas composições “Menina linda” (c/ Edinha da Bahia), interpretada por Serginho; “É mentira de quem disse” (Bentenquê e Celso Apache), cantado em dueto com Edinha da Bahia; “Samba na palma da mão” (Walmir Lima) com Wlamir Lima e a faixa “Segura a jibóia” (c/ Aurino Rios e João Rios) interpretado por Beijoca.

Em 1998 participou do disco “Diplomacia”, de Batatinha, lançado pela EMI-Odeon. No CD interpretou, ao lado do homenageado, uma parceria de ambos, “De revólver não”.

No ano de 2013 apresentou o show “80 anos de samba e poesia”, no qual recebeu como convidados especiais Gal do Beco na composição “Bom Jesus dos Navegantes”; Alberto Fonseca em “Correnteza”; Pedrão na música “Quebra mar”; Firmino de Itapoan em “Não vou mais aonde eu ía”; Jonga Lima em “Não me leve a mal”, Cláudya Costta em “Colina sagrada”; Juliana Ribeiro na composição “Dindinha lua”; Gabriela Lima em “|Ilha de maré”, Nelson Rufino em “Rose” e Edil Pacheco nas composições “Siriê” e “Santo Amaro é uma flor”. Neste mesmo ano foi lançado o DVD homônimo do show, no qual também foram incluídas as faixas “Pra viver em paz”, “Azar meu”, “Zé da Cuíca”, “Neguinho do Samba”, “Chorinho reverente”, “Marta”, “Ciúme”, “Ano novo”, Jorge Amado em quatro tempos” e “Tesoura cega”, composições autorais.

Discografias
S/D Selo K-Tel/EMI LP Samba de roda de Salvador (vários)
2013 DVD Walmir Lima - 80 Anos de Samba e Poesia (vários)
1998 EMI-Odeon CD Diplomacia

(participação)

1980 Selo Kelo Music LP Walmir Lima
1976 Gravadora CBS LP Está tudo bem
Obras
Bom Jesus dos Navegantes (c/ Lupa)
De revólver não (c/ Batatinha)
Despedida (c/ Noca da Portela e Daniel Santos)
Dindinha lua (c/ João Rios)
Ilha de Maré (c/ Lupa)
Mar da Bahia (c/ Tutuca e Noca da Portela)
Menina linda c/ Edinha da Bahia
Miro, pandeiro de ouro (c/ Jandiro Aragão)
Mundo de felicidade (c/ Noca da Portela)
Nosso amor (c/ Daniel Santos e Noca da Portela)
Samba na palma da mão
Segura a jibóia c/ Aurino Rios e João Rios
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

ARAÚJO, Hiram. Carnaval – Seis milênios de história. Rio de Janeiro: Ed. Gryphus, 2000.

MELO, Luciana. Além da Ilha de Maré – A História de um Sambista. Salvador: Editora Autografia, 2017.