
Pianista, compositor e arranjador.
Começou sua carreira nos anos 80 como tecladista do grupo “Hein?”, que teve Vinny como cantor, tendo produzido o vinil do grupo, lançado em 1984.
Ingressou na magistratura em 1992, mas nunca deixou de compor.
Complementou seus estudos com o Mastro Paulo Moura, que lhe apresentou ao percussionista Laudir de Oliveira (ex-Chicago), com quem passou a tocar e gravar a partir de 2003.
Lançou o CD autoral Wagner Cinelli Instrumental, em 2004.
Participou do CD Justiça Musical, produzido pela AMAERJ, em 2006, com duas músicas de sua autoria:Catwalk e Nuvem de Mel.
Gravou o DVD Caminhos em 2011, fruto de apresentações no Centro Cultural Justiça Federal, com músicas autorais e também clássicos da MPB.
O CD autoralShalom Salam foi lançado em 2012, juntamente com o livro de mesmo título (Gryphus Editora), que tem prefácio assinado por Jorge Mautner e traz um conto que prega o respeito ao outro. Destaque para a participação de Gabriel Moura, interpretando Rapunzel.
Produziu o CD Mais que 30, gravado em show de reencontro da banda “Hein?” e lançado em 2016.
Fundou, juntamente com Laudir de Oliveira, Matheus von Kruger, Didier Fernan e Tino Junior, o Urca Bossa Jazz. A banda, em 2015, na semana do aniversário de 70 anos de Raul Seixas, lançou o show e o clipe Saudades do Raul. Produziu, ainda naquele ano, o CD com o mesmo título do show, releitura da obra de Dom Raulzito e que foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira 2016. O clipe de animação esteve na seleção oficial do Anima Mundi 2016.
O clipe de animação Mandacaru, elaborado por Allan Matias da Rocha, com música e letra de Wagner Cinelli, baseado nas festas juninas, foi lançado em 2016 e selecionado no Anima Mundi 2017.
Na banda Urca Bossa Jazz, produziu ainda o CD Boulevard (2018), homenagem aos 60 anos da bossa nova, o CD Urca Bossa Jazz no Carnaval (2019), com marchinhas, choro e sambas, e o CD Rio Doce (2020), com participações especiais de João Donato, Roberto Menescal e Leila Maria.
Produziu e/ou dirigiu diversos clipes musicais, a maioria de animação, com músicas e roteiros de sua autoria, sendo alguns com temática social, como:Kekerê, que significa pequeno em iorubá, aborda o triste tema da escravidão e a importância da memória social; Acaiaca, que traz a questão indígena a debate; e Sobre Ela, uma história de violência contra a mulher.