0.000
Nome Artístico
Vó Suzana
Nome verdadeiro
Suzana Francelina de Camargo Seixas
Data de nascimento
19/10/1938
Local de nascimento
Capivari, SP
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

 

Aos dois anos de idade, mudou-se com a família para a capital paulistana. Perdeu a mãe aos 16 anos e, dois anos depois, o pai. Trabalhou para ajudar no sustento de sua casa e  de seus irmãos.

Teve dez filhos e casou-se duas vezes.

Em 1965 formou-se em Obstetrícia pela Escola de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Cursou Enfermagem e Direito, sendo aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às vésperas de completar 80 anos.

Em 2017 foi homenageada pelo fotógrafo Samuel Iavelberg na 2ª edição do projeto “Flores em Vida”, que reuniu fotografias suas em uma exposição.

Dados artísticos

No início da década de 2000 começou a frequentar o Samba da Vela, tradicional roda de samba acústica de São Paulo. Compôs o samba “Pra vela não se apagar”, homenageando a roda. A música foi gravado pelo Quinteto em Branco e Preto no CD “Patrimônio da Humanidade” (Trama, 2008) e no CD do Samba da Vela “A comunidade do Samba da Vela” (Pôr do Som, 2004).

Aos 81 anos de idade finalizou as gravações de seu primeiro CD “Minha existência”, produzido por Chapinha, um dos fundadores do Samba da Vela, com nove composições autorais dentre as 12 faixas do disco.

Obras
Hoje eu vou para o samba
Minha existência c/ Caio Prado
Pra vela não se apagar
Saudade