0.000
©
Nome Artístico
Virginie Henry
Nome verdadeiro
Virginie Henry-Beaucourt
Data de nascimento
25/11/1970
Local de nascimento
Paris, França
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Pianista. Professora de piano.

Com formação em piano pelo “Conservatório Nacional da Região de Paris”, onde também estudou “Canto Lírico”, atuou depois como cantora lírica solista na Igreja Saint-Médard e na Sainte-Chapelle, ambas na cidade de Paris.

Estudou com os professores Thierry Péala, Laurence Saltiel e Rodger Letson.

Autodidata, em 2005, quando conheceu a música brasileira, passou a estudar a língua portuguesa através das letras dos clássicos da MPB, além de aprofundar seu conhecimento em literatura brasileira. No ano seguinte, em 2006, no Rio de Janeiro, estudou técnica vocal com o professor Felipe Abreu.

Dados artísticos

Em 2002 participou, como cantora, dos DVDs “Madeline lost in Paris” e “Jay-Jay the jet plane ” (Savannah e Tracy), trabalhos sonoros de “Modern cartoons”, comuns no mercado europeu. Por essa época, atuou como cantora em casas noturnas de Paris, acompanhada pelos músicos Júlio Gonçalves (percussão) e Stéfane Goldman (violão).

No ano de 2005, influenciada pelo maestro brasileiro Eduardo Lopes, passou a cantar música brasileira, com um repertório calcado em sucessos de Nana Caymmi, Chico Buarque, Maria Bethania, Caetano Veloso, Djavan, Lenine e Roberta Sá, entre outros. No ano posterior, em 2006, viajou para o Rio de Janeiro, onde conheceu o multi-instrumentista, cantor e compositor Rubens Cardoso, com quem começou uma parceria musical.

A partir do ano de 2011 passou a integrar o grupo vocal Sete Cordas, ao lado de quatro outros cantores e dois músicos (violonista e percussionista), banda com a qual se apresentou em diversos espaços, tais como La Halle aux oliviers (Bellevilloise, Paris), no Pédiluve (Chatenay-Malabry), no “Festival Solstice” (Antony) e no Espaço Marcounet, na cidade de Paris.

Em 2015 lançou o CD intitulado “Sépia”, no qual contou com vários letristas para suas composições interpretadas em português, Rubens Cardoso e Henrique Silva, e para as composições cantadas em francês, com a letrista Marianne Feder. No disco, foram incluídas as faixas autorais “Nega-Fulô” (c/ Rubens Cardoso), “O espelho”, “Espumarada” (c/ Rubens Cardoso), “Le vent des voiliers” (c/ Marianne Feder), “Minha casa” (c/ Rubens Cardoso), “Odoyá”, “Olinda” (c/ Rubens Cardoso), “Valse bohémienne” (c/ Marianne Feder), “Sabor da solidão” (c/ Rubens Cardoso e Henrique Silva), e “Aldeia de Sinhá”, também em parceria com Rubens Cardoso.

Do encarte do disco destacamos o seguinte trecho do texto de apresentação de Rubens Cardoso:

 

“Trabalhar as letras para as músicas de Virginie Henry foi tarefa fácil, pois a essência de sua música é marcada por uma brasilidade impressionante e dinâmica muito similar à música produzida no Brasil”

 

No CD contou com as participações dos músicos Hervé Morisot e Stéfane Goldman (violões), Júlio Gonçalves (percussão), Cléa Thomasset e Sandra Ellama (flautas), Michel Costandi (contrabaixo acústico) e de sua irmã Soizic Beaucourt (violino), além da própria cantora ao piano.

No ano de 2016 fez show de lançamento do CD “Sépia” em palcos de vários espaços por Paris, destacando-se “La Halle aux Oliviers”; “Sunset”; “Marcounet”; “Swan bar”, na Embaixada do Brasil em Paris e na Casa da América Latina, na “Comemoração do Bicentenario das Relações entre o Brasil e a França”, acompanhada pelo Quartet Virginie Henry, composto pelo percussionista brasileiro Júlio Gonçalves, Stefane Golman, Hervé Morisot ou Gilles Réa (violão) e Michel Costandi (contrabaixo acústico).

No ano de 2020 participou do CD “Radiola”, de Rubens Cardoso, no qual interpretou em dueto com o anfitrião a faixa “Aldeia de Sinhá”, parceria de ambos. No disco também foi incluída a regravação de “Nega-Fulô” (c/ Rubens Cardoso) e a gravação de “Reza negra”, composição da parceria da dupla.

Discografias
2020 Selo Arara Produções CD Radiola (participação)
2015 Independente CD Sépia
Obras
Aldeia de Sinhá (c/ Rubens Cardoso)
Espumarada (c/ Rubens Cardoso)
Le vent des voiliers (c/ Marianne Feder)
Minha casa (c/ Rubens Cardoso)
Nega-Fulô (c/ Rubens Cardoso)
O espelho
Odoyá
Olinda (c/ Rubens Cardoso)
Reza negra (c/ Rubens Cardoso)
Sabor da solidão (c/ Rubens Cardoso e Henrique Silva)
Valse bohémienne (c/ Marianne Feder)