
Compositor. Cantor. Violonista. Ator.
Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ e mestrando da Faculdade de Educação da UFRJ.
No ano de 2006 estudou violão e harmonia na Escola Portátil de Música (Oficinas de Choro).
No ano de 2007 sua composição “Tribeira”, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho, foi gravada no disco “Entre cordas”, de Zezé Gonzaga.
Em 2010 “Bola no bola” e “Penúltimo desejo”, ambas em parceria com Hermínio Bello de Carvalho, ainda “Via-Crucis” (com Hermínio B. C. e Lucas Porto) foram incluídas no CD “Depontacabeça”, de Áurea Martins. No ano posterior, em 2011, venceu o festival de música do SESI com a composição “Metades”, parceria com João Sholl.
No ano de 2012 participou do DVD “Iluminante”, de Áurea Martins, no qual fez dueto na regravação de “Via-Crucis”, além de ser autor das faixas “Bola no bola” e “Penúltimo desejo”. O DVD também contou com as participações especiais de Fernanda Montenegro e Chico Buarque, sendo lançado em show no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro, no qual ao lado de Fátima Guedes fez participação especial no evento. Ainda em 2012 participou do projeto “Panorama da Nova Canção Carioca”, apresentando-se no complexo Caixa Cultural -Teatro Nelson Rodrigues, no qual interpretou composições de sua autoria, ao lado dos também novos Marcos Sacramento, Zé Paulo Becker, Moyseis Marques e Julio Dain. Neste mesmo ano participou da série de shows de lançamento do CD/DVD “Iluminante”, de Áurea Martins, ao lado de Áurea Martins, Moacyr Luz, Daniella Spielman e Fátima Guedes. No ano seguinte, em 2013, participou, com músico e ator, do elenco do musical “Clementina, cadê você?”, em temporada na Casa de Cultura Lauro Alvim, em Ipanema, bairro da Zona Sul Carioca. O espetáculo, com texto de Pedro Murad e direção Duda Maia, foi estrelado Ana Carbatti, no papel de Clementina e ainda com os músicos-atores Bruno Barreto, Bruno Quixotte, Sergio Kauffmann e Wendell Bendelack, além da direção musical Pedro Miranda.
Em 2014 participou, como músico, cantor e compositor, do lançamento do livro “Frente & verso”, de poemas, crônicas, letras, prosa e trovas, do parceiro poeta e letrista Sérgio Fonseca, em talk-show no teatro do SESC Nova Iguaçu, no qual interpretou diversas parcerias de ambos. No ano posterior, em 2015, Fabiana Cozza gravou no CD “Partir”, sua composição “Fim da dança” (c/ Moyseis Marques); Teca Calazans e Camerata Brasilis gravaram “Suíte Melancolia”, parceria com Maurício Carrilho, composta de três movimentos; e o parceiro Moyseis Marques gravou em seu EP “Made in Brasil” a faixa “Madeixa”, parceria de ambos. Também em 2015 fez show solo no Bar Semente, na Lapa, no qual executou composições próprias em parceria com Sérgio Fonseca (Bolimbolacho); Hermínio Bello de Carvalho (Algas e Bola no Bola); Gabi Buarque (Gafieiríssima) e Moyseis Marques (Madeixa), e ainda parcerias com Maurício Carrilho, Fátima Guedes, Pedro Amorim, Marcelo Noronha, Sérgio Souto e Roberto Didio, acompanhado pelo Eric da Guia.
No ano de 2016 lançou, no Teatro Municipal Serrador, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, o CD “Álbum de Retratos”, composto somente por parcerias com o poeta Hermínio Bello de Carvalho, com as faixas “Ao revés”, “Bola no Bola”, “Tribeira”, “Engano seu”, “Num ciúme só”, “Teatro de Revista” e “Com o Diabo no corpo” e a faixa-título “Álbum de retratos”. No disco contou com as participações especiais de Hermínio Belo de Carvalho em “Baderna da Glória”, com declamação do poeta nesta faixa; Zélia Duncan em “Algas”; Áurea Martins na faixa “Queira Deus”; além de Élton Medeiros na faixa “Nem sempre, nem jamais”. No ano seguinte, em 2017, fez show de lançamento do CD “Álbum de retratos” na Casa do Choro, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi acompanhado pelos músicos Lucas Porto (violão de sete cordas, arranjos e direção musical), Fernando Leitzke (piano e acordeom), Joana Saraiva (saxofone e flauta), Pedro Aune (contabaixo) e Marcus Thadeu (bateria).
Em 2018 fez participação especial no CD “Coisas do interior”, da cantora Zilá Santos, no qual interpretou a faixa “Meu romance”, de J. Cascata e Leonel Azevedo. Neste mesmo ano, com a cantora Áurea Martins e o poeta-letrista Hermínio Bello de Carvalho, apresentou-se no Sesc Vila Mariana, na cidade de São Paulo, em espetáculo com concepção, direção e roteiro de Hermínio Belo de Carvalho e Luiz Boal, contando com a execução de parcerias do poeta com Chico Buarque, Élton Medeiros, Cartola, Carlos Cachaça, e Paulinho da Viola, além de parcerias com o próprio Vidal Assis, inéditas e gravadas no disco da parceria de ambos, intitulado “Álbum de retratos”.
Em 2020 foi exibido no “12º In-Edit Brasil – Festival internacional do documentário musical” o longa-metragem “Elton Medeiros – O sol nascerá”, de Pedro Murad, com roteiro de Eliana Monteiro, em que participou ativamente acompanhando o compositor Elton Medeiros ao violão.
FONSECA, Sérgio. Frente & verso – poemas, crônicas, letras, prosa e trovas. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 2013.