5.001
Nome Artístico
Victor Bertrami
Nome verdadeiro
Victor Bertrami
Data de nascimento
17/11/1977
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Músico (baterista).

Filho do músico José Roberto Bertrami (21/2/1946 – 8/7/2012), ex-integrante dos grupos A Turma da Pilantragem e Azymuth.

Começou a tocar bateria aos sete anos de idade nos intervalos dos ensaios do Grupo Azymuth, liderado pelo seu pai. Aos dez anos começou a estudar o instrumento, tendo aulas com Paschoal Meirelles, Robertinho Silva e Guilherme “Strutt” Gonçalves (Professor da Berklee School) e participando dos ensaios com Tim Maia e banda Vitória Régia.

Dados artísticos

Estreou como baterista no ano de 1994, quando, ao lado do pai, integrava a banda que acompanhava João Nogueira em diversos shows. Neste mesmo ano, ainda ao lado do pai, passou a atuar em show internacionais.

No ano de 1997 passou a acompanhar o pianista e compositor João Donato, com quem viajou em turnê nacional por várias cidades durante dois anos. Por essa época, integrou diversas bandas de artistas variados, tais como Luiz Melodia, Lena Pablo, Jorge Mautner, Dudu Nobre, Danilo Caymini e Leoni. 

Em 2000, a convite da cantora Leila Pinheiro, iniciou uma turnê internacional que lhe rendeu duas temporadas de shows. Em seguida foi requisitado por nomes como Elza Soares, Zélia Duncan, Jane Duboc, Selma Reis e também da música instrumental, como Toninho Horta, Léo Gandelman, Paulo Russo, Marcos Ariel,  Márcio Montarroyos, Kiko Continentino, Raul de Souza, Paulinho Trumpete, Macel Powel, Ney Conceição, Victor Biglione, Paulinho Soledad, Acid Jazz Quartet, Marcio Hallack, Leandro Freixo, entre outros.

Tocou no lançamento do disco do guitarrista do grupo Focus, Jam Dumme.

Gravou os discos dos guitarristas Gabriel Improta, Pedro Bronfman e o italiano Eddy Palermo.

Participou da gravação do premiado CD “Songbook Tom Jobim”, e o DVD do cantor e compositor Fred Martins, vencedor da última edição do “Prêmio Visa”. Produziu o disco de seu pai intitulado “Aventura”, que foi indicado ao “Grammy Latino” em 2009.

No ano de 2014 lançou, no Café 247, o DVD “O Melhor de José Roberto Bertrami – Partido Alto Nº 2”, acompanhado por Ney Conceição (baixo), Leonardo Amuedo (guitarra), José de Arimatéia (trompete), Paulo Levi, Dadadá e Luiz Otávio (teclado). Neste mesmo ano lançou o CD “Similar – A obra de José Roberto Bertami – Azymuth – Ao Vivo”, pela gravadora Rob Digital, no qual apresentou nove composições de autoria do músico, destacando-se as participações especiais de Victor Biglione, guitarra, em “Tropical horizon”; Ney Conceição, baixo, em “Triagem”; Leonardo Amoedo, guitarra, em “Last summer in Rio” e Robertinho Silva, bateria, em “Broken key”, “Next summer in Rio” e “Partido-alto nº 3”. No disco também foram incluídas as faixas “Dear limmertz”, “Make mine guaraná” e “Montreal city”, além das participações dos músicos, integrantes da banda, Rodrigo Villa (baixo), Humberto Mirabelli (guitarra), Adaury Jr (teclado), José Carlos Bigorna (sax), José Arimatéia (trompete), Gilmar Ferreira (trombone), em show-homenagem gravado ao vivo, por Anderson Rocha, no Espaço Studio RJ em 2013, quando o homenageado completava um ano de falecimento. O CD foi apresentado em texto por Robertinho Silva, do qual destacamos o seguinte trecho: 

 

“Da formação familiar de José Roberto Bertrami, nasceu a sua similaridade… Victor Bertrami… Filho que desde a infância já apresentava um grande talento para seguir os passos do pai. Sua semelhança com o pai não era só física, mas principalmente musical. Somos aqui presenteados com o resultado desse grande talento!”.

 

Ainda em 2014 recebeu como convidados especiais Paulinho Trompete e Hamleto Stamato, em seu show Victor Bertrami Trio Convida (Victor Bertrami – bateria / Rômulo Duarte – baixo / Hamaleto Stamato – teclados), no Café 247, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Com o seu Victor Bertrami Trio (Ney Conceição – baixo / Luiz Otávio – teclado), fez lançamento do CD “Similar” pelo projeto “Arte na Rua”, no Centro Cultural Carlos Magno, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Durante a carreira tocou com vários artistas fazendo parte de diversas formações musicais como duo trio e quarteto.

Entre os que acompanhou à bateria em discos e shows constam Barbara Mendes e Victor Biglione, com os quais fez turnês com o espetáculo “A história do cinema através da música”, no circuito SESC Rio de Janeiro e na Pousada Terra da Luz, em Visconde de Mauá, cidade localizada ao sul do Estado do Rio de Janeiro.

Apresentou nas principais casas de shows do Brasil e do Rio de Janeiro, entre as quais Heineken Beco das Garrafas, Cariocando, Espirito das Artes, Sala Funarte Sidney Miller, Al Farabi Café, Mustang Café e Pousada Terra da Luz.

 

Em 2015, acompanhado por Ney Conceição (baixo), Luiz Otávio (piano), Leo Gandelman (sax), Leo Amuedo (guitarra), Paulo Levi (sax), José Arimatea (trompete), Arlindo Dadada (percussão) e Mamão (bateria), participou da gravação do DVD virtual “O melhor de José Roberto Bertrami”, em homenagem ao seu ai, falecido em 2012. O resultado do trabalho, gravado sem emendas, foi divulgado no youtube. 

Discografias
2014 DVD O Melhor de José Roberto Bertrami - Partido Alto Nº 2
2014 Gravadora Rob Digital CD Similar - A obra de José Roberto Bertami Azymuth - Ao Vivo
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.