3.003
Nome Artístico
Verônica Sabino
Nome verdadeiro
Verônica Estill Sabino
Data de nascimento
4/10/1960
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha do escritor Fernando Sabino.

Dados artísticos

De 1979 a 1984, integrou o grupo vocal Céu da Boca, com o qual gravou os discos “Céu da Boca” (1981) e “Barato total” (1982).
Seu trabalho individual ficou conhecido nacionalmente em 1986, com a inclusão, na trilha sonora da novela “Selva de pedra” (Rede Globo), da faixa “Demais”, versão de Zé Rodrix e Miguel Paiva para “Yes, it is” (John Lennon e Paul McCartney), de seu LP “Metamorfose”, lançado no ano anterior. A música tornou-se um dos maiores sucessos radiofônicos do ano. Em 1987, gravou o LP “Como eu sei”. No ano seguinte, sua gravação da música “Todo sentimento” (Chico Buarque e Cristóvão Bastos) foi incluída na trilha da novela “Vale-tudo” (Rede Globo).
Em 1992, participou da trilha da novela “Tieta”, com a versão de Nelson Motta para “All I Ask of You”, que gravou ao lado de Emílio Santiago com o nome de “Tudo o que se quer”. No ano seguinte, lançou o CD “Verônica”. Ainda na década de 1990, gravou os CDs “Vênus” (1995) e “Novo sentido” (1997). Em 1999, atuou em shows no Midem, em Cannes, na França, país onde lançou um disco. Nesse mesmo ano, lançou a coletânea “Passando a limpo”.
Em 2000, sua gravação de “Lua branca” (Chiquinha Gonzaga), foi incluída na trilha sonora da novela “O cravo e a rosa” (Rede Globo). Participou dos songbooks de João Donato, Chico Buarque, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil e Noel Rosa, lançados pela Lumiar Discos.
Em 2003, lançou o CD “Agora”, registrando pela primeira vez quatro canções de sua autoria, “Rewind”, “Mensagem”, “Primavera”. O repertório do disco incluiu também músicas de Zeca Baleiro (“Só saudade” e “Corda bamba”), Moska (“Eu te amo tudo”), Vitor Ramil (“Desacontecer” e Espaço”), Sérgio Britto (“Eu e você”) e Márcio Greyck (“Preciso de você”). O CD teve show de lançamento nesse mesmo ano, no Teatro Rival BR (RJ).
Em 2009, lançou o disco “Que nega é essa?”, com composições suas, como “Agora” e “Túnel do tempo”, e também músicas de nomes consagrados como Chico Buarque (“Todo Sentimento”) e Herbert Viana (“Beijo Salvador”). Ainda no mesmo ano, lançou um DVD homônimo, com canções do CD e outras como “Peito Vazio” e “Rindo  de mim”.

Discografias
2009 Universal Music CD “Que nega é essa?”
2009 Universal Music DVD “Que nega é essa?”.
2003 Universal Music CD Agora
1999 MP,B/Warner Music CD Passado a limpo

(Coletânea:)

1997 MP,B/Warner Music CD Novo sentido
1995 MP,B/Warner Music CD Vênus
1993 MP,B/Warner Music CD Verônica
1991 Sony Music CD Brasil romântico-Série Academia Brasileira de Música vol. 2

(Extra:)

1987 PolyGram LP Como eu sei
1985 PolyGram LP Metamorfose
1982 PolyGram LP Barato total. Céu da Boca
1981 PolyGram LP Céu da Boca. Céu da Boca
Obras
Agora
Blues em braille c/ Zeca Baleiro
Mensagem
Primavera
Rewind
Túnel do tempo
Shows
Agora. Show de lançamento do disco. Teatro Rival BR, Rio de Janeiro
Verônica Sabino. Midem. Cannes, França.
Verônica Sabino. Teatro Rival. Rio de Janeiro.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.