3.002
©
Nome Artístico
Valesca Popozuda
Nome verdadeiro
Valesca dos Santos
Data de nascimento
6/10/1978
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Dançarina. Produtora. Empresária.

Filha de um apontador do jogo do bicho e de uma trocadora de ônibus, foi criada no Irajá, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Aos 14 anos de idade saiu de casa para morar com um namorado.
Começou a trabalhar cedo em loja de brinquedos, lanchonete, borracharia e posto de gasolina, onde conheceu Leandro Pardal, seu ex-marido e empresário.
Em 2009 e 2010 foi rainha de bateria da escola de samba carioca Porto da Pedra. De 2010 a 2012 foi rainha de bateria de escola de samba paulista Águia de Ouro. Em 2011 foi eleita musa da escola de samba carioca Salgueiro. Nesse mesmo ano participou do reality show “A Fazenda”, da Rede Record.
Em 2014 foi tema de prova em uma escola de Brasília (DF), onde o professor se referiu a cantora como “grande pensadora contemporânea”, com o objetivo de causar polêmica.

Dados artísticos

Nos ano de 2000 fundou o grupo de funk carioca  Gaiola das Popozudas onde ficou até meados de 2013, ano em que se lançou em carreira solo.

Em 2007 lançou as músicas “Late que eu tô passando” e “Agora sou solteira”, que alcançaram uma projeção nacional como faixa nos DVDs de funk “Tsunami” e Tsunami II”, respectivamente.

Teve músicas incluídas em compilações de DJs internacionais, como o norte-americano Diplo e os austríacos Makossa & Megablast.

Em 2012 lançou, o lado de Mr. Catra, a música “Mama”, primeiro pagode pornográfico explícito.

Realizou duas turnês internacionais como líder da Gaiola das Poppzudas, passando pelos Estados Unidos, Espanha e Portugal.

Seu primeiro clipe “Beijinho no ombro” (Wallace Viana, André Vieira e Pardal), lançado no final de 2013 na rede, alcançou 2,6 milhões de acessos em 20 dias.

Participou da coletânea “Pancadão das marchinhas” (Som Livre, 2014), produzida pelo DJ Dennis, para a qual gravou “Mamãe eu quero” (Jararaca e Vicente Paiva) e “Maria sapatão” (João Roberto Kelly, Leleco , Chacrinha e Don Carlos).

Em 2013 lançou em formato digital os discos “Singles da Valesca Popozuda”, com faixas solo gravadas anteriormente, e “Valesca Popzuda (Remastered)”, com versões mais leves das faixas explícitas gravadas pela Gaiola das Popozudas.

Em 2014 lançou o EP “Valesca Popozuda”, com as músicas “Beijinho no ombro”, “Tá pra nascer homem que vai mandar em mim” (Leandro Pardal, Wallace Vianna e André Vieira), e “Eu sou a diva que você quer copiar” (Leandro Pardal, Wallace Vianna e André Vieira), em duas versões, pop remix e funk remix.

Na véspera do carnaval de 2016 lançou o single “Boy Magia”.

Em 2016 lançou o livro “Sou dessas: pronta pro combate”, pela Editora Best Seller, que a convidou para fazê-lo, onde relata alguns momentos pontuais da sua vida e dá conselhos ao público leitor.

Discografias
2014 Pardal Records EP Valesca Popozuda
2013 Berger Mobile / Pardal Records Singles da Valesca Popozuda
2013 Independente CD VAlesca Popozuda (Remaster)
2013 Valesca Popzuda (Remastered)
Bibliografia Crítica

SANTOS, Valesca dos. Sou dessas: pronta para o combate. Best Seller, 2016.