
Músico. Arranjador. Violonista e cavaquinista.
Aos oito anos de idade iniciou os estudos de violão e cavaquinmho com o pai João de Paula e Silva.
Estudou com o maestro Agostinho Silva e com o violonista Meira.
Seu irmão gêmeo Valter Sete Cordas também é músico e foi integrante do grupo de choro Chapéu de Palha e um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, nos quais tocava violão de sete cordas.
Apareceu inicalmente no Regional do Niquinho, em 1960, tocando cavaquinho e violão de seis cordas, grupo do qual também participava seu irmão Valter. Integrando esse grupo, participou de várias gravações com acompanhante pela gravadora CBS (atual Sony Music). Por essa época, atuava também no programa “Caravana da Alegria”.
No ano de 1963 integrou o regional Os Pinguins de Bangu. Por essa época atuava como violonista em casas noturans do Rio de Janeiro, entre as quais “Zicartola”, onde formou com Valter (violão de 7 cordas) a Dupla do Barulho.
Em 1965 atuou como guitarrista no conjunto Lafayete. Dois anos depois, passou a integrar o conjunto The Pops, no qual atuava como guitarrista. Por essa época atuava também no conjunto de bailes do maestro Agostinho Silva.
Em 1969 ingressou no conjunto Parada Cinco.
Fundou em 1977 grupo de choro Chapéu de Palha, no qual atuava no violão de sete cordas. Nete mesmo ano de 1977 o grupo lançou o primeiro LP. Integrado na época, por Zé da Velha (trombone), Josias (flauta), Rubens (piston), Valdir (violão 7 cordas), Jairo (violão 6 cordas), Toco Preto (cavaquinho), Parada (surdo) e Jayme (pandeiro). No LP “Chapéu de Palha”, foram incluídas de sua autoria as faixas “Peça bis” e “Gingadinho”, ambas em parceria com Toco Preto.
No ano de 1979 o grupo Chapéu de Palha lançou, pela gravadora Copacabana Discos, o LP “Chapéu de Palha volume 2”.
Durante a década de 1970, tocando violão de sete cordas, se apresentou no Clube do Choro e atuou como acompanhante em shows e gravações de vários artistas, entre os quais Clara Nunes, Luiz Ayrão, Abel Ferreira, Elza Soares, Martinho da Vila, Cartola, Clementina de Jesus, Conjunto Nosso Samba, Ataulfo Alves, Gonzaguinha, Nelson Gonçalves, Ademilde Fonseca, Carlos Cachaça, Altamiro Carrilho Trio Nordestino, Luiz Gonzaga e Roberto Ribeiro. Com este último, trabalhou durante muitos anos.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.