0.000
Nome Artístico
Tuninho Galante
Nome verdadeiro
Antônio Galante
Data de nascimento
1960
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista. Arranjador.

Nasceu o bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro e a partir dos 10 anos de idade mudou-se com a família para o bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense.
Começo a aprender violão aos 14 anos.
Fundador do selo musical Galante Discos (Cedro Rosa), pelo qual lançou vários discos, entre os quais o da pandeirista, compositora e cantora Clarice Magalhães.
Compôs as trilhas sonoras dos filmes “Segunda Guerra no Brasil”, do diretor Luiz Moura Brasil e “Panair do Brasil”, dirigido por Marco Altbert.

Dados artísticos

Inicialmente trabalhou como músico da noite em bares e casas noturnas do Rio de Janeiro, além de participar e realizar alguns shows na Baixada Fluminense.
Como violonista, guitarrista, arranjador e produtor, trabalhou com artistas como Fátima Guedes, Carlinhos Vergueiro, Marlene, Juarez Araújo, Délcio Carvalho, Nelson Sargento, Monarco, Wilson Moreira, Baden Powell, Beth Carvalho, João Nogueira, entre outros.
Como compositor tem várias músicas gravadas por Fátima Guedes, Carlinhos Vergueiro, Marlene e Juarez Araújo.
Em 1990 fundou seu primeiro selo musical, o Galante Discos, por onde lançou os LPs “Embaixada do Samba”, “Luiz Sacopã” e “Movimento de Compositores da Baixada Fluminense”.
Em 2007 apresentou, com o parceiro Marceu Vieira, o show “Geral” no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro, no qual contou com os músicos Lucas Porto (violão de sete cordas), Marcelo Bernardes (sopros), Thiago da Serrinha (percussão), Mariana Bernardes (cavaquinho e voz) e Clarice Magalhães (pandeiro e voz).
Atuou como produtor de trilhas para cinema e teatro, como os longas “Panair do Brasil” (2008), de Marco Altberg; “Segunda Guerra, Outras Verdades” (2008), produzido por Luís Moura Brasil e dirigido por Francisco Tadini; e a peça “Olho da Rua”, do Grupo TINI, de Nova Iguaçu. Também produziu trilha para a exposição “Mar Aberto”, do artista plástico “Geléia da Rocinha”, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, em 2011.
Em 2009 a cantora Clarice Magalhães lançou o CD  “Meu Saravá” (Selo Cedro Rosa), com produção de Tuninho Galante, no qual incluiu de sua autoria as faixas “O pescador e a sereia”,  “Samba carioca”  e “Meu saravá”, todas em parceria com Marceu Vieira. Neste mesmo ano em dupla com Marceu Vieira apresentou-se no projeto “Sete em Ponto”, do Teatro Municipal Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. O show foi apadrinhado pela dupla bossanovista Roberto Menescal e Wanda Sá.
No ano de 2010 lançou em parceria com Marceu Vieira CD com 14 faixas (melodias suas e letras do parceiro) das mais de 120 parcerias da dupla, muitas das quais gravadas por vários intérpretes, entre o quais Nilze Carvalho, Ana Costa, Mariana Baltar, Thiago da Serrinha, Luciane Menezes e Clarice Magalhães. Nesse mesmo ano lançou o CD “Roda de Samba de Partido Alto”, com os partideiros Marquinho China, Renatinho Partideiro, Tiago Mocotó e Serginho Procópio, pela Cedro Rosa, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Este trabalho foi realizado para produção do documentário em longa-metragem “Partido Alto”, da qual foi responsável.
Em 2011 apresentou, ao lado de seu parceiro Marceu Vieira, o show “Minha escola vai desfilar”, realizado no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro. O show  contou com um repertório de sambas feitos em homenagem às escolas de samba do Rio e com a participação do cantor Pedro Paulo Malta, que cantou sambas que homenageiam a Mangueira, e dos músicos Marcelo Bernardes (sax-flauta), Cris Cotrim (cavaquinho), Julio Florindo (baixo), Luisinho Sobral (bateria), Clarice Magalhães (voz e percussão) e Thiago da Serrinha (voz e percussão).

Discografias
2011 Cedro Rosa CD Roda de Samba de Partido Alto (c/ Marquinho China, Renatinho Partideiro, Tiago Mocotó e Serginho Procópio)
Obras
Meu saravá c/ Marceu Vieira
O pescador e a sereia c/ Marceu Vieira
Palavras de cal c/ Marceu Vieira
Samba carioca c/ Marceu Vieira
Shows
2011 Centro Cultural Carioca, RJ Minha escola vai desfilar (c/ Marceu Vieira)
2011 Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro lançamento do CD “Roda de Samba de Partido Alto”