0.000
Nome Artístico
Tunico da Vila
Nome verdadeiro
Antonio João e Pedro Canine Ferreira
Data de nascimento
13/6/1973
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Percussionista.

Filho de Martinho da Vila e Ruça.

Dados artísticos

Apareceu inicialmente nos anos 90 tocando percussão quando integrava a banda do pai, ao lado das irmãs Analimar e Martnália.
Integrou, ao lado de sua irmã Analimar (voz), Agrião (percussão), Ana Costa (violão), Cristina Deane (voz) e  Mapinha (cavaco) o grupo Coeur-Sambá, que no ano de 1999 lançou o CD “Musical”, pelo selo Zen Records/CID, no qual foram incluídas composições dos próprios componentes e de outros compositores como Martinho da Vila, que, além de assinar a produção, é representado por um pot-pourri de composições suas em parceria com Tião Motorista. O CD também trouxe uma composição de Analimar e  Martinho da Vila, “Vai meu samba”, e  contou com a presença de vários músicos como João de Aquino, no violão, Ivan Machado, no baixo, e Dirceu Leite, nos sopros. O grupo aos poucos encerrou as atividades, isto por conta de compromissos de seus integrantes, que lançaram-se em carreira solo. 
Em 2004 lançou o primeiro disco pela gravadora Seven com distribuição da Sony. No CD interpretou diversos partidos-altos: “Olha o colesterol” (Ratinho da Portela), “32 de fevereiro” (Tio Hélio), “Minha sogra” (Aniceto) e “Pára de brincar comigo mulher”, em parceria com Martinho da Vila. Lançou o disco no Castelo da Lagoa em show acompanhado pelo grupo Madeira de Lei, formado por Leandro (cavaco), João Martins (banjo), Maurício (violão), Vitor Neto (sax), Daniel Costa (percussão), Fernando (pandeiro), Paulinho da Aba (pandeiro), Denis (tantan), Pedrinho (surdo), Juliana Ferreira e Analimar (vocal). Com este mesmo grupo apresentou-se no Teatro Rival BR em roda de samba na qual recebeu vários convidados: Paulinho da Viola, Eliane Faria, Monarco, Xangô da Mangueira, Vô Maria, Noca da Portela, Mauro Diniz, Grupo Toque de Prima e Dona Ivone Lara. Ainda em 2004 participou no Café Cultural Sacrilégio do projeto “Filhos do Samba” de Eliane Faria, no qual a cantora recebeu diversos convidados. Ainda neste ano participou do show  “Samba de Panela especial – ao vivo”, de Telma Tavares, fechando o projetono “Cartão postal da MPB” do Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Do especial também participaram Délcio Carvalho, Sombrinha, Cláudio Jorge, Diogo Nogueira, Agrião, Wanderley Monteiro,Toque de Prima e Nosso Samba.
Em 2006, com produção de Martinho da Vila, lançou o CD “Na cadência do partido alto”, fazendo o show de lançamento no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro.
Em 2014 apresentou o show “Casa de bamba todo mundo bebe todo mundo samba”, em homenagem aos 76 de seu pai, Martinho da Vila, comemorados no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Discografias
2006 ZFM Produções CD Na cadência do partido alto
2004 Seve / Sony Music CD Tunico Ferreira
1999 Zen Records/CID CD Musical
Obras
Pára de brincar comigo mulher c/ Martinho da Vila
Shows
2014 Teatro Rival, no Rio de Janeiro Tunico da Vila
Café Cultural Sacrilégio, RJ Projeto Filhos do Samba - Eliane Faria Convida
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), RJ Show Martinho José Ferreira - 70 anos de brasilidade (vários)
Castelo da Lagoa, RJ Tunico Ferreira
Chico's Bar, RJ Tunico Ferreira e Grupo Madeira de Lei
Teatro Rival BR, RJ Tunico Ferreira e convidados (Paulinho da Viola, Eliane Faria, Monarco, Xangô da Mangueira, Vô Maria e Dona Ivone Lara)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.