
Músico. Cavaquinista. Compositor. Arranjador. Bandolinista.
Nasceu no bairro de Coelho da Rocha, no distrito de São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense, mas foi criado em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste.
O pai tocava cavaquinho. Quaqndo criança, pegava o escondido e tentava tocá-lo, desta forma, se tornou autodidatava no instrumento.
O psedônimo adveio de pilhéria da cabeça raspada na infância e adolescência.
Na década de 1980 mudou-se para São Paulo, onde fixou residência.
Inicialmente apareceu como cavaquinista em bailes populares pelos subúrbios cariocas e apresentando-se em uma emissora de rádio em Jacarepaguá.
No ano de 1953 ingressou na Rádio Mayrink Veiga, depois passou para Rádio Tamoio e pela Rádio Tupi, em programas como o de Silveira Lima, integrando o Regional do violonista Arlindo Cachimbo, ao lado do flautista Carlos Poyares. Por essa época, atraiu a atenção de Ary Barroso, que o convidou para ingressar no conjunto do programa “A Hora do Calouro”, na rádio Cruzeiro do Sul.
Na década de 1970 lançou três discos pela gravadora CBS e acompanhou diversos artistas em shows e gravações, destacando-se Roberto Ribeiro.
No disco “Chora cavaquinho” foi acompanhado por David Moura (contrabaixo); José Siqueira (cavaquinho centro); José Luiz (bateria); Jayme Luiz (sanfona); Pedro Alves (violão) e Geraldo Barbosa, Clara da Bocada, Alfredo Bessa e Jaime Silva (percussões). Neste trabalho interpretou as faixas “Banho de cheiro” (Carlos Fernando); “O destino de Maria” (Guará, Jorginho das Rosas e Reinaldo Villas); “Manhã de carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria); “Rendição” (Almir Guineto, Capri e Adalto Magalha); “Bate coração” (Cecéu); “Sonho meu (Dona Yvone Lara e Délcio Carvalho); “Noites cariocas” (Jacob do Bandolim); “Fricote” (Luiz Caldas e Paulinho Camafeu) e “A noite do meu bem” (Dolores Duran), além de incluir, de sua autoria, as composições “Rei dos reis” (c/ Maria Elza de Jesus) e “Lágrimas de chorões”, composta em parceira com Júlio Reis.
A partir do ano de 1977 passou a fazer parte do grupo de samba e choro Chapéu de Palha, também integrado por Zé da Velha (trombone), Josias (flauta), Rubens (pistom), Valdir (violão 7 cordas), Jairo (violão 6 cordas), Parada (surdo) e Jayme (pandeiro). Neste mesmo ano de 1977 o grupo lançou o LP “Chapéu de Palha”, no qual foram incluídas as suas composições “Tema Chapéu de Palha”, “Gingandinho” (c/ Valdir) e “Peça bis” (c/ Valdir). Dois anos depois, ainda integrando o Chapéu de Palha, lançou, pela gravadora Copacabana Discos, o LP “Chapéu de Palha volume 2”. Logo depois, em 1982 o grupo Chapéu de Palha cessou as atividades.
Nos anos 80, a convite de Pedro Sertanejo (dono do selo Cantagalo e pai de Osvaldinho do Acordeom), participou de uma série de gravações de discos com variados artistas.
Um de seus discos mais conhecidos é o CD “MPB em chorinho”, lançado em 1999 pela gravadora CID, no qual interpretou as faixas “Noites cariocas” (Jacob do Bandolim), “Trem das onze” (Adoniram Barbosa), “Camisa listrada” (Assis Valente), “Sonho meu” (Dona Ivone Lara e Délcio de Carvalho), “Pecado capital” (Paulinho da Viola), “Andar com fé” (Gilberto Gil), “Banho de cheiro” (Carlos Fernando), “Alguém me avisou” (Dona Ivone Lara), “Maré mana” (Martinho da Vila e Paulinho da Viola), “Proposta” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Bate coração” (Cecéu), “Manhã de carnaval” (Luiz Bonfá e Antonio Maria), “A noite do meu bem” (Dolores Duran) e “Saudosa maloca”, de Adoniram Barbosa.
A partir do ano de 2008 passou a integrar o grupo Cordas e Palhetas, no qual também tocava bandolim.
No ano de 2011 o bandolinista paulista Agnaldo Luz lhe prestou homenagem no CD “Tributo a Toco Preto”, no qual participou tocando cavaquinho, ao lado de Luizinho 7 Cordas e seu regional.
Entre seus vários intérpretes constam o acordeonista Oswaldinho em “Meu bem” e o grupo de choro Café Brasil, da cidade de Niterói, que gravou uma de suas composições no CD “Em terra de Arariboia”, lançado no ano de 2013.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.