0.000
Nome Artístico
Tio Chico
Nome verdadeiro
Francisco de Paula Freitas
Data de nascimento
2/4/1928
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Nasceu em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Frequentador assíduo, ainda na adolescência, das rodas de samba do Morro da Formiga, no bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Trabalhou como caldereiro em várias empresas do Rio de Janeiro, aposentando-se nesta profissão.

No ano de 2013 foi citado em verbete no livro “Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos”, organizado por Otair Fernandes e Edna Inácio da Silva e Silva, publicado pelo Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas), da UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Dados artísticos

No início da década de 1960 passou a integrar, como diretor e compositor, o Grêmio Recreativo e Social União. Por essa época, fundou no bairro em que morava, conhecido pelo nome de Chavascal, em Nova Iguaçu, o bloco carnavalesco Ritmistas de Iguaçu.

Em 1969 fundou, ao lado de amigo o Grêmio Recreativo e Bloco Carnavalesco Leão de Nova Iguaçu, depois transformado em Escola de Samba, uma das principais da cidade de Nova Iguaçu, sendo um dos seus primeiros compositores. 

No ano de 1975 o bloco desfilou com seu samba-enredo “Praça Onze, a boa praça do carnaval”, composto em parceria com Bira Quininho. Por essa época, participou do “Festival de Música Afro-Brasileira”.

Como compositor fez parte da Ala de Compositores de várias escolas de samba, destacando-se Grêmio Recreativo e Escola de Samba Imperatriz Iguaçuana; Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império da Uva e do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Barroso, da cidade de Valença, do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Bibliografia Crítica

FERNANDES, Otair e SILVA, Inácio da Silva (Organizadores). Frutos da Terra: Sambas e Compositores Iguaçuanos. Rio de Janeiro: Núcleo LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas – UFRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 2013.