0.000
©
Nome Artístico
Tiago Alves
Nome verdadeiro
Tiago Dias Alves
Data de nascimento
14/8/1982
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Publicitário, jornalista, radialista, apresentador. Locutor. Compositor.

Filho do cantor e compositor Paulinho Mocidade.

Em 2003 formou-se em Publicidade & Propaganda pela Universidade Estácio de Sá.

Em 2006 iniciou a carreira como estagiário na Rádio MEC como produtor do programa “Manhã MEC”, do radialista Eduardo Fajardo.

Em 2008 formou-se em Jornalismo pela Universidade Castelo Branco. Cursou pós-graduação em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes.

Na Rádio MEC passou por todos os setores jornalísticos da emissora, atuando como produtor, repórter, redator, editor de jornais e apresentador, entrevistando personalidades de várias áreas artísticas, entre os quais Bibi Ferreira, Isaac Karabtchevsky, João Bosco, Marcos Valle, Ivan Lins, Elza Soares, Martinho da Vila, Altay Veloso, Paulo César Feital, Áurea Martins, Pery Ribeiro, Beth Carvalho, Wilson das Neves, Ney Latorraca, Wilson Moreira, Ricardo Cravo Albin, Dona Ivone Lara, Rosa Magalhães, Renato Lage, Geraldo Azevedo, Fagner, Jane Duboc, Paulo César Pinheiro, Francis Hime, Joyce Moreno, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Zé Renato, Moacyr Luz, Renato Piau, Euclides Amaral, Bruno Gouveia (Biquini Cavadão), Carlos Dafé, entre outros.

A partir de 2007 trabalhou na cobertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso A, pelas Rádios MEC e Nacional AM, onde começou como repórter, depois comentarista e âncora, tendo trabalhado ao lado de Adelzon Alves, Rubem Confete e Miro Ribeiro, com este último também pela Rádio Roquette-Pinto 94,1 FM. No ano seguinte, em 2008, passou a ser o responsável pela produção dos programas especiais de carnaval das emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que contou durante muitos anos com a apresentação do radialista Hilton Abi-Rihan, com quem atuou como produtor.

Trabalhou como produtor dos programas dos radialistas Hilton Abi-Rihan, Amaury Santos e Jorge Luiz (ex-Rádio Globo).

No ano de 2009 teve passagem como produtor executivo da Rádio Tupi.

Em 2010, com a ida de Abi-Rihan para a Rádio Nacional, teve a oportunidade de produzir e apresentar os programas, gravados na Cidade do Samba, com todos os carnavalescos do Grupo Especial, conseguindo entrevistas exclusivas com Paulo Barros, Rosa Magalhães e Renato Lage. Os programas tiveram destaque nos principais sites especializados de carnaval e na coluna Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

No ano de 2013, com a saída de Amaury Santos para coordenação da Rádio Nacional do Rio, assumiu a apresentação do programa “Almanaque Carioca”, na Rádio MEC. No ano posterior, em 2014, passou a produzir e apresentar o programa musical e de variedades “Armazém Cultural”, da Rádio MEC – 800kHz.

Entre 2015 e 2018 atuou como locutor oficial do Estádio de São Januário, do Clube de Regatas Vasco da Gama, onde apresentou a cerimônia de reinauguração do ginásio de basquete do clube, sendo também a voz oficial do Maracanã; nos jogos do Vasco da Gama no estádio, e voz padrão do call center do clube.

A partir do ano de 2017 trabalhou como produtor de programas de carnaval e debatedor da nova temporada do programa “Sem Censura”, da TV Brasil, com apresentação de Vera Barroso.

Nos anos de 2017 e 2018 trabalhou como um dos apresentadores do “Desfile das Campeãs do Carnaval”, do Rio de Janeiro, pela TV BRASIL, tendo contribuído para maior audiência da história da emissora pública, pertencente ao grupo Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o que lhe rendeu o troféu de “Melhor Radialista da Cobertura do Carnaval Carioca da Série Prata”, na 13ª edição do “Prêmio Plumas & Paetês”, por sua atuação na cobertura desta Série.

Atuou como estagiário no mercado publicitário de empresas como Epson do Brasil e Pragmática Desenvolvimento Empresarial.

Criou a identidade visual da empresa Odonto X, referência do mercado odontológico no Estado do Rio de Janeiro.

No jornalismo atuou em assessorias de imprensa corporativas de empresas como Secovi-RJ e Sheraton Rio-Hotel.

Em 2017 o radialista Tiago Alves, da Rádio MEC, recebeu no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, o “Prêmio Plumas e Paetês 2017”, na categoria “Radialista de Carnaval”, por sua atuação na série “Especiais de Carnaval 2017”, programa no qual entrevistou personalidades do Carnaval carioca, entre os quais, carnavalescos. O radialista também foi o responsável pela cobertura da emissora, e ainda, apresentou o desfile das campeãs na TV Brasil, ao lado da apresentadora Luciana Barreto.

Em 2019 assumiu a produção e apresentação do programa “Ao Vivo Entre Amigos”, da Rádio MEC, com transmissão pela TV Brasil (empresa integrante da EBC – Empresa Brasil de Comunicação), nos quais recebeu diversos convidados, entre os quais Moacyr Luz, Zé Renato, Carlos Dafé, Gabriel Moura, Casuarina e Bruno Gouveia (Biquini Cavadão).

No ano de 2024 o radialista voltaria a ganhar o “Prêmio Plumas e Paetês”, desta vez por sua apresentação da “Série Prata do Carnaval Carioca”, comentando os desfiles da Escolas de Samba na Avenida Intendente Magalhães, do subúrbio carioca de Madureira.

Dados artísticos

Em 2008 compôs o jingle “Vista a Fantasia da Solidariedade” (c/ Paulinho Mocidade e Claudinho Guimarães) para a campanha do HEMORIO. – Jingle usado até hoje durante a campanha de carnaval do hemocentro

Em 2010 foi um dos compositores finalistas, entre um universo de 1.200 composições inscritas, do “Concurso de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso”, com a composição “Vou entrar no seu Orkut”, em parceria com Paulinho Mocidade e Claudinho Guimarães.

No ano de 2017 sua a composição “Respeite a Velha Guarda”, em parceria com Marquinho Lessa, foi incluída no EP “Samba de Raiz”, de Marquinho Lessa. No ano seguinte, em 2018, fez a produção artística do CD “Como é bom”, do cantor e compositor Paulinho Mocidade, atuando em parceria com o diretor musical Wanderson Martins.

Obras
Respeite a Velha Guarda (c/ Marquinho Lessa)
Vista a Fantasia da Solidariedade (c/ Paulinho Mocidade e Claudinho Guimarães)
Vou entrar no seu Orkut (c/ Paulinho Mocidade e Claudinho Guimarães)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.