Cantora. Atriz.
Filha do pianista, maestro e arranjador Laércio de Freitas e da produtora musical Piki de Freitas. Aos seis anos de idade, sua família mudou-se para São Paulo.
Na década de 2010 mudou-se para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ficou até 2023.
Aos 17 anos de idade, começou a fazer shows como cantora em bares de São Paulo.
Estreou como atriz na novela “Vira-Lata” (Rede Globo).
Fez parte do elenco dos musicais “Hair”, apresentado, em 1993, em várias capitais do país, e “Nas raias da loucura”, estrelado por Cláudia Raia, em 1994 e 1995.
Em 2001, atuou na novela “Laços de família” (Rede Globo), tornando-se conhecida em todo o Brasil como atriz.
Apresentou-se em bares cariocas, como o Copérnico, interpretando composições de Paulinho Moska, seu Jorge, do Farofa Carioca, e Adriana Calcanhoto.
Participou do projeto “Humaitá pra Peixe”.
Em 2004, lançou, pelo selo Cardume, criado por Bruno Levinson, idealizador do projeto “Humaitá pra Peixe”, um CD contendo“Doce de coco” (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho), “Beija-me” (Roberto Martins e Mário Rossi) e “Tranqüilo” (Kassim), entre outras, além de “Cordeiro de Nanã” (Mateus e Dadinho), esta última incluída na trilha sonora da novela “Senhora do destino” (Rede Globo). O disco contou com a participação de Laércio de Freitas (piano), Wilson das Neves (bateria) e Bebeto (contrabaixo).
Em 2005, apresentou-se no Circo Voador (RJ) com a Orquestra Imperial, na qual atua como crooner.
Em 2008, apresentou, junto com Miele, o espetáculo “Bossa nova 50 anos”, realizado na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. No elenco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Wanda Sá, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Zimbo Trio, Leny Andrade, Maria Rita, Fernanda Takai, João Donato, Marcos Valle e Patrícia Alvi, Bossacucanova e Cris Delanno. O show, em comemoração aos 50 anos da bossa nova, e também celebrando o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, teve concepção e direção de Solange Kafuri, direção musical de Roberto Menescal e Oscar Castro Neves, e pesquisa e textos de Heloisa Tapajós.
Em 2012 passou a residir em Los Angeles (Califórnia, EUA).
Em 2019, ao lado do compositor John Finbury, lançou o CD “Sorte!”, produzido por Emilio D. Miler, apresentando seis músicas de sua autoria em parceria com o compositor norte-americano. Participaram da gravação o percussionista Airto Moreira, o violonista Chico Pinheiro, o baterista Duduka da Fonseca e o pianista Vitor Gonçalves.
Em 2020, “Sorte!” foi indicado ao prêmio de “Melhor álbum de jazz latino” no Grammy. Ainda em 2020 atuou na peça “Pretoperitamar” celebrando os 70 anos do cantor e compositor paulista Itamar Assumpção.
Em 2024 apresentou na casa Bona, em São Paulo, o show “Serendipicidades”, acompanhada dos músicos Fabio Leandro (piano e direção musical), Vanessa Ferreira (baixo) e Vitor Cabral (bateria).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.