0.000
Nome Artístico
Tereza Souza
Nome verdadeiro
Tereza Souza Gomes Souza
Data de nascimento
9/10/1940
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Letrista.

É mãe da cantora Luciana Souza, fruto de seu casamento com o violonista e compositor Walter Santos.

Dados artísticos

Suas canções foram gravadas por vários artistas, como Claudia (“Acalanto”, “Canção de fim de tarde” e “Pé no mato”, todas com Walter Santos), Alaíde Costa (“Cadê o amor” e “Diz”, ambas com Walter Santos), Claudette Soares (“Azul contente”, “Samba só” e “Vem balançar”, todas com Walter Santos), Walter Wanderley (“Amanhã” e “Samba só”, ambas com Walter Santos), Isaura Garcia (“Cadê o amor” e “O bolo”, ambas com Walter Santos), Hermeto Pascoal (“Amanhã”), Zimbo Trio (“Amanhã”), Milton Banana (“Amanhã”), Pery Ribeiro (“Amanhã” e Canção de fim de tarde”), Dick Farney (“Azul contente”, com Tereza Souza), Heraldo do Monte (“Azul contente”), Lafayette (“Azul contente”), Dom Salvador e Edison Machado (“Azul contente”), Isaura Garcia (“Cadê o amor” e “O bolo”), Brazilian Octopus (“Canção de fim de tarde”), Agostinho dos Santos (“Canto de esquecer”, com Walter Santos), Elis Regina e Jair Rodrigues (“Cruz de cinza, cruz de sal”, com Walter Santos), Marcia (“É mais um samba”, com Walter Santos), Luiz Gonzaga (“O homem da terra”, com Walter Santos), Elis Regina (“Vem balançar”), Mário Castro Neves & Samba S.A. (“Vem balançar”), Agostinho dos Santos (“Um canto de esquecer”, com Walter Santos), Bebeto (“Iemanjá”, com Walter Santos), Gaúcho da Fronteira (“Amor ao Paraná”, com César de Mercês e Lula Barbosa), Oswaldinho (“Projeto de jingle”, com Nelson Ayres), entre outros.

Participou de duas edições do Festival da Música Popular Brasileira (TV Record): em 1966, com sua canção “Marcha de todo mundo” (c/ Walter Santos), interpretada pelo grupo vocal Os Cariocas, e em 1967, com sua canção “O combatente” (c/ Walter Santos), interpretada por Jair Rodrigues.

Ao lado de Walter Santos, fundou, em 1974, o Nossoestúdio, dedicado à produção de trilhas publicitárias, e, em 1981, a gravadora Som da Gente, que tem em seu catálogo 50 LPs dedicados exclusivamente à música instrumental.

De 1962 a 2004, produziu, com Walter Santos, mais de 5000 jingles e mais de 3000 trilhas publicitárias, tendo recebido inúmeros prêmios no Brasil e no exterior pela alta qualidade de suas produções, que sempre valorizou a participação de excelentes músicos e maestros, como Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Nelson Ayres, Roberto Sion e Amilson Godoy, entre outros, que viriam a lançar discos pela gravadora Som da Gente, além de intérpretes como Luiz Gonzaga (em diversas peças publicitárias), Moreira da Silva e Sérgio Reis, entre muitos outros.

Sua obra mais emblemática é “Amanhã” (c/ Walter Santos), que se tornou um clássico da bossa nova, com mais de 30 gravações no Brasil e no exterior.

Obras
Acalanto (c/ Walter Santos)
Amanhã (c/ Walter Santos)
Amor ao Paraná (c/ César de Mercês e Lula Barbosa)
Azul contente (c/ Walter Santos)
Barracão (c/ Walter Santos)
Cadê o amor (c/ Walter Santos)
Canto de esquecer (c/ Walter Santos)
Canção de fim de tarde (c/ Walter Santos)
Canção para o meu verso (c/ Walter Santos)
Cogumelo (c/ Walter Santos)
Cruz de cinza, cruz de sal (c/ Walter Santos)
De onde vem essa tristeza (c/ Walter Santos)
Diz (c/ Walter Santos)
Estória de você (c/ Walter Santos)
Feliz de amor (c/ Walter Santos)
Iemenjá (c/ Walter Santos)
Leva (c/ Walter Santos)
Manhã de ser feliz (c/ Walter Santos)
Marcha de todo mundo (c/ Walter Santos)
Menininha (c/ Walter Santos)
O bolo (c/ Walter Santos)
O combatente (c/ Walter Santos)
O homem da terra (c/ Walter Santos)
Pai do pai do pai (c/ Walter Santos)
Primavera (c/ Walter Santos)
Projeto de jingle (c/ Nelson Ayres)
Pé no mato (c/ Walter Santos)
Quem entra no balanço (c/ Walter Santos)
Rosa a rosa (c/ Walter Santos)
Samba só (c/ Walter Santos)
Só tristeza (c/ Walter Santos)
Ternurinha
Um canto de esquecer (c/ Walter Santos)
Vem balançar (c/ Walter Santos)
É bom chorar por você (c/ Walter Santos)
É mais um samba (c/ Walter Santos)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.