5.001
Nome Artístico
Tato Fischer
Nome verdadeiro
Carlos Eduardo Fischer Abramides
Data de nascimento
20/6/1948
Local de nascimento
Penápolis, SP
Dados biográficos

Músico. Ator. Diretor teatral.

Irmão de Iso Fischer (cantor, compositor e pianista).

Bacharel e licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Formado em Piano pelo Conservatório Musical de Lins (SP).

No ano de 2024 apresentou, no Teatro Maria Della Costa, no bairro de Bela Vista, no centro da cidade de São Paulo, o espetáculo “Oficina de Canto Tato Fischer – Dez passos para seu crescimento: solte sua voz, abrace sua criança!”, com a participação especial de Cristina Costa.

Dados artísticos

Foi fundador e primeiro pianista do conjunto Secos & Molhados, integrado por Ney Matogrosso, Gerson Conrad e João Ricardo.

Participou em festivais de música, dirigiu e integrou grupos de teatro como ator e músico, tendo recebido diversos prêmios, dentre os quais o APCA por “Foi bom, meu bem?”, de Luís Alberto de Abreu, juntamente com Wanderley Martins, e o Mambembe de Direção Infantil por “Dom Chicote Mula Manca”, de Oscar von Pfuhl.

Trabalhou com Tetê Espindola, Almir Sater, Margareth Menezes, Joyce, Cida Moreyra, Trovadores Urbanos, Beatriz Segall, Rosi Campos, Gabriel Villela, Ney Latorraca, Jonas Bloch, Márcio Aurélio, Carlos Alberto Soffredini, Renato Borghi, Ester Góes, Walter Breda, Alberto Gaus, Paulo Herculano, Samuel Kerr, tendo estudado também com Eugênio Kusnet, Myriam Muniz, Domingos Oliveira, Marcos Leite, Ricardo Oliveira e muitos outros.

Desde 1979, faz espetáculos musicais, acompanhando-se ao piano e com banda, completando seu trabalho musical com o humor, o romantismo e a irreverência.

De 1994 a 1997, integrou o Coral Standards de Jazz da Universidade Livre de Música Tom Jobim, de São Paulo.

Rege e dirige, desde 1994, o grupo vocal Amídalas Cantantes, de Santo André.

É idealizador dos projetos “Cantar Pra Ser Feliz” e “Pela PAX!”.

Tem realizado por todo o Brasil inúmeras oficinas de voz e canto, com grupos de teatro e coral, grupos de terceira idade e crianças, uma das quais em Lisboa, Portugal. Seu trabalho tem função terapêutica, através do canto.

Na área de Consultoria de Empresas, atuou, em 2001, como “facilitador” (termo que designa o regente do trabalho vocal realizado durante uma Oficina ou Workshop) da apresentação de 1200 funcionários dos Laboratórios Aché reunidos num grande coral, como já o fizera em 1998 com os funcionários do restaurante daquela empresa de Guarulhos (SP), e preparou a formação do Coral Cidadão, da Sabesp/unidade Lins (SP), com todos os seus 120 funcionários.

Em 2002, novamente com a Sabesp, reuniu 740 funcionários da Região do Baixo Tietê e Grande, no grande Coral Cidadão Sabesp, na cidade de Monte Aprazível (SP), reunindo funcionários de 83 cidades daquela Unidade de Negócios. Assina a coluna “CANTAAAR!”, no website “M-Música”.