0.000
Nome Artístico
Tatiana Cobbett
Nome verdadeiro
Tatiana Cobbett Stael Cosme
Data de nascimento
13/10/1960
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositora. Cantora. Bailarina.

Formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Trabalhou durante 12 anos no Balé Stagium, com o qual percorreu o Brasil, a América Central e a América Latina.

Dados artísticos

Atuou na concepção ou direção dos seguintes espetáculos: “Mulheres de Hollanda”, dirigido por Naum Alvez de Souza e apresentado, em 1992. no Rio de Janeiro (Teatro Municipal) e em São Paulo (na capital e em cidades do interior); “Grito das Flores”, apresentado, em 1992, em São Paulo (capital e cidades do interior); “Solais”, com Badi Assad, realizado, em 1993, em São Paulo e no Rio de Janeiro, em cidades do Norte e Nordeste do país, e também nos Estados Unidos e na Europa; “Festival Três Bandeiras”, apresentado, em 1994, no Teatro Pirandello (SP); “Esta Terra Portugal”, realizado, em 1994, em São Paulo; “Flamenco x São Paulo” e “Alma Flamenca”, ambos apresentados, em 1995, em São Paulo. Trabalhou, também, na concepção e direção de shows de Carlinhos Antunes, Tutti Baê, Janet Machnaz, Joel Brito e Nara Lisboa, entre outros artistas.

Em 2001, classificou-se em segundo lugar no Festival Estadual da Canção do Sesc/SC, realizado no Centro Integrado de Cultura, na Ilha de Santa Catarina, interpretando, ao lado de Marcoliva, a música “Procurando um lugar” (Marcoliva). A canção foi incluída no CD que registrou o festival. Desde então, vem se apresentando com Marcoliva em vários espaços de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e algumas cidades do Nordeste, além de Buenos Aires e Montevidéu.

Em 2002, lançou, com Marcoliva, o CD “Parceiros”, contendo suas composições “Na batida”, “Felicidade é ter juízo”, “Soletra”, “Rosa”, “Ilha” e “Taleban”, todas com Marcoliva, “Considerações”, “Básica” e “Auto-retrato”, além de “Andara”, “Quintal” e “Paraguinguear”, todas de Marcoliva. O disco contou com a participação da violonista Badi Assad e do guitarrista Luiz Meira, responsável também pela produção musical, além dos músicos Sizão Machado, Edu Ribeiro, Sidinho Moreira e Beto Angerosa, entre outros. Para o lançamento do CD, montou, com Marcoliva, o show “Parceiros Acústico”.

Em 2003, participou da trilha original do documentário “Joá”, dirigido por Paulo Sergio Markun, com suas composições “Brincadeira”, “Iraque” (c/ Marcoliva) e “Sabor”.

Discografias
2002 CD Parceiros

Tatiana Cobbett e Marcoliva

2001 CD Festival Estadual da Canção do Sesc/SC

(Participação:) Vários artistas

Obras
Auto-retrato
Básica
Considerações
Felicidade é ter juízo (c/ Marcoliva)
Ilha (c/ Marcoliva)
Na batida (c/ Marcoliva)
Rosa (c/ Marcoliva)
Soletra (c/ Marcoliva)
Taleban (c/ Marcoliva)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.