0.000
©
Nome Artístico
Sylvio Barbosa
Nome verdadeiro
Sylvio Barbosa
Data de nascimento
22/8/1935
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Trombonista.

Aos 12 anos, já tocava trompa (único instrumento disponível) em uma pequena banda de igreja da periferia de Belo Horizonte. Mais tarde, nesta mesma banda, passou a tocar trombone.

Estudou no Conservatório de Música de Belo Horizonte teoria e percepção musical, canto coral e trombone, que passou a ser o seu instrumento de trabalho.

Dados artísticos

Em 1957, aos 22 anos, iniciou a carreira profissional tocando na Gafieira Elite, de Belo Horizonte. Por essa época, atuou em vários conjuntos, como os de Célio Paloma e Gilberto Santana, e ainda na Orquestra da Rádio Inconfidência e na banda Carlos Gomes. Participou também de diversos eventos e comerciais da TV Itacolomi.

No ano de 1975, foi para o Rio de Janeiro e integrou a orquestra da TV Tupi. Nesta mesma época, participou de shows no Hotel Nacional com a orquestra do maestro Ivan Paulo. Excursionou com Roberto Carlos, Simone, Jerry Adriani, Maria Creuza e a dupla Antonio Carlos & Jocafi. Participou também de várias gravações com diversos artistas como Fafá de Belém, no LP “Banho de cheiro”, em 1978. Neste mesmo ano, tocou no antológico disco “Clube da esquina 2”, de Milton Nascimento.

Em 1980, tocou no disco “Vide verso”, de Dalmo Castello, e no LP de Francis Hime nas faixas “Pássara”, de Francis Hime e Chico Buarque, e “O Rei de Ramos”, de Francis Hime, Chico Buarque e Dias Gomes.

No ano de 1983, participou do disco “Na memória”, de Darcy de Paulo, em participação especial na faixa “Uma balada” (Darcy de Paulo).

Em 1985, participou do disco “Das bênçãos que virão com os novos amanhãs”, de Beth Carvalho.

Entre os vários artistas com com os quais gravou, destacam-se Chico Buarque, Elis Regina, Clara Nunes, Walesca, Evaldo Braga, Roberto Carlos, Wando, Alcione, Tim Maia, Gal Costa, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Dalmo Castello, Márcio Proença e Roberto Carlos, fazendo parte por anos da Banda RC7.

Em 1996, fez uma participação especial no CD “Dança das cores”, de Rubens Cardoso, no qual fez solo de trombone na música “Caçador de luas”, de Rubens Cardoso.

Integrou a banda Veneno, do maestro Erlon Chaves, a orquestra Tabajara de Severino Araújo e foi também integrante da Rio Jazz Orquestra.

Participou do show da cantora americana Sarah Vaughan, realizado no Canecão.

Durante 17 anos, foi contratado como integrante da orquestra da Rede Globo. Por essa época, trabalhou em diversos programas da casa, como “Globo de ouro”, “Levanta poeira”, “Programa do Chacrinha”, “Domingão do Faustão” e “Fantástico”.

Trabalhou cinco anos na Boate Oba Oba, com Oswaldo Sargenteli, e durante 20 anos atuou como músico e maestro na banda da casa de shows Plataforma.

No ano 2000, fez participação especial no disco “Conexão carioca 2”, produzido por Euclides Amaral. No CD fez solo de trombone na faixa “Santo maior” (Moisés Costa e Euclides Amaral) interpretando em dueto esta composição com a cantora Solange Pereira. Neste mesmo ano, fundou a orquestra Elite, para a tradicional gafieira carioca, contando com a participação de músicos como Rubens Cardoso (violão e guitarra), Tuninho de Souza (guitarra) e Hélio Brechó (bateria), entre outros.

Em 2004, em dueto com Rubens Cardoso (violão), fez temporada no Bar Mangue Seco, no centro boêmio do Rio de Janeiro e apresentou-se com uma banda em show solo em um projeto instrumental no Centro Cultural da Justiça.

No ano de 2006 participou como músico em várias faixas do CD “As tribos”, de Rubens Cardoso, disco no qual fez uma participação especial na faixa “Lua comparsa” (Marko Andrade, Rubens Cardoso e Euclides Amaral), ao lado de Euclides Amaral e Rubens Cardoso.

Em 2021 participou, como convidado especial, do CD “Radiola”, de Rubens Cardoso. Das várias faixas nas quais executou o trombone destaca-se “Parapoucos”, de Rubens Cardoso e Euclides Amaral, na qual fez dueto com o anfitrião e a cantora Romi Brasil.

Discografias
2020 Selo Arara Produções CD Radiola

(participação)

2006 Selo Arara CD As tribos

(participação)

2006 Selo Selo Arara CD As tribos

(participação)

2000 Selo Guitarra Brasileira CD Conexão carioca 2
Shows
Rubens Cardoso e Sylvio Barbosa. Bar Mangue Seco, RJ,
Sylvio Barbosa e banda. Centro Cultural da Justiça, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.