0.000
Nome Artístico
Susanne Brandão
Nome verdadeiro
Suzany Cristiny Almeida
Data de nascimento
30/7/1969
Local de nascimento
Cachoeiro de Itapemirim, ES
Dados biográficos

Cantora. Compositora.
Dedicou-se, durante a adolescência, ao teatro e a dança.
A partir do ano de 1974 passou a ter aulas de piano com a professora Helena Mignone.
Estudou também canto popular, canto lírico, violão e flauta doce.
Graduou-se como bacharel em “Canto Erudito”.
Atuou como Coordenadora pedagógica da Angelus – Oficina Musical, escola situada no Rio de Janeiro, onde trabalhava como professora de canto.
Em 2012, como Psicóloga, coordenou o Espaço Mente Sã & Música, onde desenvolveu estudos e atuava como canto-terapeuta.

Dados artísticos

Como cantora erudita ganhou o primeiro lugar no “Festival da Canção Italiana” e o terceiro lugar no “Concurso Lorenzo Fernandes”. Integrou o coro na ópera “Carmen”, no Theatro Municipal sob a regência do Maestro Silvio Viegas e c om direção artística de Carla Camuratti.
Em 1987, interpretou, em sua cidade natal, a personagem Flora (uma cantora) na peça “Um grito parado no ar”.
Iniciou sua carreira musical em 1989, como crooner de uma banda de baile, com a qual se apresentou por todo o estado do Espírito Santo.
Em 1992, apresentou-se, como artista solista, em casas de shows e teatros de Vitória.
Em 1995, foi convidada para representar o estado do Espírito Santo no festival de Turismo em Santa Catarina, no qual interpretou a canção “Noite Capixaba”. Nesse mesmo ano, participou do “VI Vitória Jazz Festival”, evento que contou com a atuação de diversos artistas como Jane Duboc e Paulo Bellinati. Ainda em 2005, realizou o show “Post Scriptum”, no Teatro Carlos Gomes, no Espírito Santo, com sucesso de público e da crítica local. O espetáculo foi reapresentado no teatro Metrópoles, na Universidade Federal do Espírito Santo.
Em 1996, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vem atuando em diversas casas da cidade.
Apresentou, em 1996 e 1997, o show “Ela canta Elis” em vários estados.
Em 1998, passou a integrar, como vocalista, a banda SouSoul, com a qual participou do show “Reveillón 2000”, realizado na Praia de Icaraí, Niterói (RJ).
Sua estreia em disco foi no CD “Via Fafi”, coletânea de compositores e intérpretes capixabas, no qual participou com sua composição “Post scriptum”.
Lançou, em 1998, o CD independente “Susane Brandão” e, em 2002, o CD “No fundo”.
Em 2008 participou do show em comemoração do aniversário do álbum “The Dark Side of the Moon”, do grupo Pink Floyd,  com a banda Bulldog, nos espaços Rio Rock e Blues Club, no Rio de Janeiro. No ano seguinte montou o show “Releituras – MPB”, apresentado em vários palcos cariocas.
Em 2010 apresentou o show “Vox Foco” e no ano posterior, em 2011, participou como diretora musical do exposição-espetáculo “Noel Rosa”, apresentado no Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro. Dirigiu e participou como cantora dos espetáculos “Vinicius” (com repertório e biografia de Vinicius de Moraes) e “Tributo a Roberto Carlos”, com os artistas da escola de música Musimundi).
No ano de 2012, como convidada especial de Victor Biglione, participou do projeto “MusicaAfinidades – Eco de 22), na Sala Funarte Sidney Miller, no qual apresentou-se acompanhada do guitarrista Victor Biglione, autor da trilha sonora sobre as telas da pintora modernista Tarsilinha do Amaral. (neta de Tarsila do Amaral). O Espetáculo também contou com os músicos Victor Bertrami (bateria e percussão) e Ricardo Villas (contrabaixo acústico), além da palestrante Tarsilinha do Amaral, neta da artista plástica. Ainda em 2012 apresentou, em vários espaços e palcos, o show “Divas do Soul Blues e Rock”.

Discografias
2002 Independente CD No fundo
1998 Independente CD Susane Brandão
Obras
Ao meu anjo
Dia D
Dono da lua
Esfera
Mar Rio
Mães d'água
No fundo
Post scriptum
Quarto crescente
Toque de Platão
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.