4.001
©
Nome Artístico
Sula Miranda
Nome verdadeiro
Suely Brito de Miranda
Data de nascimento
12/11/1963
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantora. Irmã da cantora e modelo Gretchen. Nos primeiros anos de vida, sofreu um problema na região da traquéia que ameaçou sua voz. Conseguiu vencê-lo. Sua infância, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, contou com a presença de muitos instrumentos musicais dados pelo pai. As freqüentes brincadeiras de dança com o irmão influenciaram na escolha da carreira artística. Estudou balé, canto, piano e violão. Ainda menina formou conjunto com as irmãs e uma amiga. Cantavam e dançavam. Aos 14 anos já participava de programas musicais na TV. Desfeito o grupo infantil, casou-se com 18 anos. Ingressou na Faculdade de Belas-Artes. Um ano e meio depois, seu casamento terminou de maneira trágica com o suicídio de Flávio, seu marido. Após período traumático e rápidas incursões em decoração, voltou à carreira artística, tornando-se requisitada para anúncios comerciais de diversas marcas. Publicou o livro “No ventre da terra”, pela Bloch Editores. Paralelamente à carreira artística, possui um escritório de decoração em sociedade com duas arquitetas. Em 2014, concorreu nas eleições ao cargo de deputada federal pelo estado de São Paulo, pelo PRB. Na ocasião, obteve 3.787 votos, o que não foi suficiente para se eleger.

Dados artísticos

No fim dos anos 1970, formou com suas duas irmãs e uma amiga o conjunto As Melindrosas. Lançaram um disco com cantigas de roda em ritmo de discoteca, dirigido ao público infanto-juvenil. Tiveram grande aceitação no mercado. Nesse período filmaram uma comédia, “É proibido beijar as melindrosas”, com a participação da cantora Gretchen (irmã de Sula) e do cantor Genival Lacerda. O conjunto durou quatro anos. Ela o deixou em 1981, um ano antes de o mesmo se desfazer, quando ficou noiva. Após a morte de seu marido, voltou aos palcos como corista no Programa “Silvio Santos” e em shows musicais. Em 1986, adotou o nome artístico de Sula Miranda e gravou seu primeiro disco solo, o LP “Sula Miranda Volume I”, pela gravadora 3M. Com o sucesso da faixa “Caminhoneiro do amor”, de Joel Marques, o disco vendeu 250 mil cópias em dois meses. Gravou um videoclipe para a televisão, cantando e dirigindo um caminhão. A canção e o clipe selaram seu sucesso e a conduziram ao título de Rainha dos Caminhoneiros. Veio seu primeiro disco de ouro. Seguiram-se shows em várias feiras e festas agropecuárias com público de 30 a 100 mil pessoas. Participou de vários programas de rádio. Nesse período chegou a fazer 25 shows por mês. Vários sucessos sucederam-se. Em fins de 1987, destacou-se com o sucesso “A voz do rádio”, de Paulo Camargo e Ian Camargo. Em 1988, seria “Rumo certo”, de Joel Marques e “Seu olhar”, de M. M. e Tivas, em 1990, entre outros. Passou a gravar pela Continental, onde marcou vários sucessos de vendagem. Em 1993 apresentou o “Programa Sula Miranda”, na TV Record. Em 1994 lançou o oitavo disco, com destaque para “Cavaleiro solitário”, “Caso de polícia” e “Deixa eu ir embora”. Em 1997, comandou o show “Sula Miranda Show”, na TV Manchete, e o show “Estrela Guia”. No mesmo ano lançou o CD “Parada obrigatória”, com destaque para a msuica título e “Caminhoneiro do amor”. Em 2003, lançou o CD “Minha História é Sua”, pela Som Livre, com composição sua, “Minha História É A Sua”, parceria com Flávio Augusto e BB Caleiros, e de outros compositores, como “O Que Vai Ser de Mim”, de César Augusto, Antônio Luiz e Paulo Sérgio, “Crises De Amor”, de Darci Rossi, Marciano e José Homero, “Frisson”, de Tunai e Sérgio Natureza, e “Apaixonada Por Você”, de Fátima Leão, Netto e Jeferson Andrade.
Em 2007, migrou para o movimento gospel, e lançou o CD “Coração de Louvor”, pela Line Records, com a faixa-título de sua autoria.
Em 2009, ainda no gospel, lançou o disco “Estrada de Bénçãos”, também pela Line Records, com suas músicas “De Volta Pra Casa” e “Celebre A Vitória”, ambas parcerias com Edy Batista.
Em 2012, comemorando 25 anos de carreira, voltou ao segmento sertanejo, e lançou o álbum “Prova De Amor”, pela Radar Records, com suas composições “Vai Dar Certo”, e “Contrato”, parcerias com Charlys da Rocinha e Emílio Guimarães, e “Transplante”, parceria com Ricardo Leite, e outras, como “ Adoro Amar Você”, de Peninha e Elias Muniz, e “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Discografias
2012 Prova De Amor - Radar Records - CD
2009 Estrada de Bénçãos - Line Records - CD
2007 Coração de Louvor - Line Records - CD
2003 Minha História é Sua - Som Livre - CD
1997 CD Parada obrigatória
1996 Continental CD Sula Miranda volume 9-Carona
1995 Sula Miranda volume 5-Estrada afora
1994 Sula Miranda volume 8-Caso de polícia
1993 Sula Miranda volume 5
1993 Sula Miranda-Me liga, me grita, me chama
1991 Chantecler LP Sula Miranda
Obras
Contrato c/Charlys da Rocinha e Emílio Guimarães
Eu Sou Assim Versão
Minha História É A Sua c/ Flávio Augusto e BB Caleiros
Parada Obrigatória c/ Lincoln Olivetti e Paulo Debétio
Transplante c/ Ricardo Leite
Vai Dar Certo c/ Charlys da Rocinha e Emílio Guimarães
Clips
1986 Caminhoneiro do amor.