Cantor. Compositor.
Iniciou sua carreira artística como cantor à frente do grupo Imaginasamba, em 2002, com o qual lançou músicas autorais como “Ainda é cedo pra dizer bye bye” (c/ Paulinho Simpatia), “Pára de pirraça” (c/ Leandrinho e Paulinho Simpatia) e “Duvido” (c/ Luciano Becker e Paulinho Simpatia).
Em 2005 deixou o grupo para seguir carreira solo, retornando um ano depois. Nesse período lançou o CD solo “Suel”, com 13 faixas.
Em 2016 saiu definitivamente do grupo Imaginasamba para seguir carreira solo.
Teve músicas de sua autoria gravadas por artistas como Péricles, Mumuzinho, Belo, Sorriso Maroto, Swing e Simpatia, enhre outros.
Em 2018 deixou o grupo Imaginasamba pela segunda vez para seguir carreira solo.
Em 2019 lançou, pelo selo Warner Music, o CD solo “Status”, que contou com as participações especiais de Mumuzinho em “Inconformado”, Ferrugem em “Eu quero ela”, Luísa Sonza em “Eu, você, pipoca e Netflix”.
Em 2020 lançou o DVD “Live Suel – De volta para 2002”, gravado ao vivo sem público presente durante período de isolamento social, devido à pandemia provocada pelo coronavírus.
Em 2022 lançou o CD “Close Friends Ao Vivo”, com oito faixas inéditas e participações especiais de Sorriso Maroto em “Missão impossível”, Di Propósito em “Pagode completo”, Mumuzinho em “Daqui pra sempre”, Gabily em “Esquema” e Turma do Pagode em “Vai dar match”.
Em 2023 lançou o álbum “Fases”, gravado ao vivo no Espaço Hall, no Rio de Janeiro, com participações especiais de Tierry em “Me assume ou me esquece”, Ferrugem em “Esquece”, Swing & Simpatia no medley “Me redimir/ Preciso desabafar/ Felina”.