0.000
Nome Artístico
Suba
Nome verdadeiro
Mitar Subotic
Data de nascimento
1961
Local de nascimento
Iugoslávia
Data de morte
2/11/1999
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Produtor, instrumentista, compositor e DJ.
Formado em conservatório musical na Europa, de formação erudita e eclética.
Radicado em São Paulo, na década de 1990, começou a se dedicar à pesquisa de música popular brasileira, através de uma bolsa de estudos para pesquisar o candomblé. Depois de terminado o estudo, permaneceu no país e passou a trabalhar como produtor musical e DJ, atuando também nas áreas de teatro, dança, moda e publicidade.
Inicialmente ficou conhecido por DJ Mitar Subotic e depois adotou o pseudônimo Suba.
Faleceu vítima de asfixia, ocasionada por fumaça em um princípio de incêndio no seu apartamento, em São Paulo.
Após sua morte foi fundado o Instituto Suba (pesquisa musical), em São Paulo.

Dados artísticos

Trabalhou como produtor de Edson Cordeiro, Marina Lima, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra (de quem Suba produziu o CD Benzina), grupo Mestre Ambrósio (produtor do CD Fuá na casa do Cabral), entre outros artistas.
No ano 2000 o Instituto Suba lançou o CD “São Paulo confessions”, disco em homenagem ao produtor e no qual vários artistas e parceiros participaram. O CD foi elogiado pela crítica em lançamentos na Europa e no Brasil. Foram incluídas, de autoria de Suba  as faixas “A noite sem fim”, “Abraço” (c/ Arnaldo Antunes), faixa que contou com a participação do guitarrista Edgar Scandurra (grupo Ira!), “Antropófagos”, com participação especial do grupo Mestre Ambrósio na rabeca, percussão e baixo, “Na neblina”, “Pecados da madrugada”, “Samba do gringo paulista”, com participações especiais do roqueiro Freja ao cavaquinho e do músico João Parahyba (Trio Mocotó) sampleando bateria de escolas de samba, “Segredo” (c/ Kátia B), “Sereia” (c/ Béco e Cibele), “Tantos desejos” c/ Taciana), “Um dia comum em SP”, “Você gosta” (c/ Taciana e Marcelo Paiva), faixa interpretada pela cantora Taciana, além das regravações de “A felicidade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e de “Quem quiser encontrar amor”, de Carlos Lyra e Geraldo Vandré, que contou com a participação especial de Arnaldo Antunes declamando.

Discografias
2000 Selo Instituto Suba CD São Paulo confessions
Obras
A noite sem fim
Abraço c/ Arnaldo Antunes
Antropófagos
Na neblina
Pecados da madrugada
Samba do gringo paulista
Segredo c/ Kátia B
Sereia c/ Béco e Cibele
Tantos desejos c/ Taciana
Um dia comum em SP
Você gosta c/ Taciana e Marcelo Paiva
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009.