4.001
Nome Artístico
Siqueira
Nome verdadeiro
José Siqueira de Alcântara
Data de nascimento
21/9/1937
Local de nascimento
Recife, PE
Dados biográficos

Instrumentista. Cavaquinista. Compositor.

Filho de músicos, sua mãe era pianista, e o pai, bandolinista.

Seu primeiro instrumento, ainda morando em Recife, foi o acordeom, tendo seus primeiros estudos feitos na adolescência.

Estudou acordeom na academia Mário Mascarenhas.

Começou a tocar cavaquinho aos 13 anos de idade.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística por volta de 1952, aos 15 anos de idade, quando começou a fazer apresentações de solo de cavaquinho com o violonista Nelson Velha Guarda, violonista do grupo de Pixinguinha. Com isso, passou a integrar aquela que seria a última formação do grupo de Pixinguinha, atuando como centrista do cavaquinho. Era chamado por Pixinguinha de “O Garoto”.

Participou da última formação do grupo Velha-Guarda, composto por João da Baiana, Donga e Pixinguinha.

Com Pixinguinha trabalhou como acompanhante, ao cavaquinho, durante cinco anos, até a morte do maestro.

Integrou os grupos musicais Carinhoso, Apoio, Chapéu Virado e Esquema 7, e dos regionais Mário Pereira e Seus Chorões, Conversa de Violões, Chorões do Rio, Niquinho, Vibração, Tudo Azul, Chorarte, Com Casca e Tudo, Walter Moura, e Claudionor Cruz, além de integrar as orquestras Tabajara, de Severino Araújo, Cuba Libre, do maestro Chiquinho, Os Deltas e Show de Samba Brasil, do maestro Macedo Neves, e ainda a  Velha-Guarda da Mangueira, participando como músico de vários discos.

Atuou em programas de TV e Rádio, como Astro Mirim na Passarela; com Tecla Soares, na Rádio Nacional e TV Rio; “Conversa de Violão”, com Cezar Moreno, na Rádio Nacional e na Rádio Metropolitana, no Programa Adelzon Alves, nas Rádios Globo e Nacional, e na TV Rio.

Em 2004 o grupo Chapéu de Palha, do qual fez parte, gravou de sua autoria a composição inédita “Tributo a Edson Sete Cordas” no CD “Sempre”, pelo Selo Rádio MEC BR, com arranjos de Moisés Pedro, faixa na qual fez participação especial. O CD foi lançado no Espaço Urca, no Shopping Rio Sul e também no Espaço J. Club, na Casa de Cultura Julieta de Serpa, com direção artística de Jorge Roberto Martins.

Em 2007, seu choro “Primavera” foi gravado em Recife pelo Sexteto Capibaribe, no CD “Choros pernambucanos”.

No ano de 2012 esteve em Portugal, no projeto “Siqueira e o cavaquinho brasileiro”, ocasião em que ministrou oficinas no Mini Teatro da Calçada do Combro, em Lisboa, com apoio do Clube do Choro de Lisboa.

Com mais de 450 composições, boa parte delas inéditas, lançou seu primeiro CD em 2013, intitulado “Entre nós”, com as composições inéditas “Uma noite em Bagdá”, “Inspirado em Jacob”, “Influência da região”, “Conversando com Deus”, “Visão das letras”, “Nas nuvens”, “Romance perdido”, “Encabulado”, “Como tudo começou”, “Nilze”, “Senhor de idade”, “Mensagem” e “Razão”, além da faixa-título “Entre nós”, todas de sua autoria. O disco contou com as participações especiais de Dirceu Leite (flauta, sax tenor, alto e soprano), Patrick Ângelo (violão de 6 e 7 cordas), Bidu Campeche (pandeiro, tamborim, reco-reco e surdo), Nilze Carvalho (bandolim), Caçula (cavaquinho), Valter Silva (violão 7 cordas), Rafael Malmith (violão 6 cordas), Valdir Mandarino (caixeta), Zé Calixto (sanfona), Dudu Oliveira (flauta), Lúcio Rodrigues (violão 6 cordas), Ramón Múrcia (percussão, zabumba, queixada, caixa e voz), João Rafael (pandeiro e agogô), Manuela Trindade (triângulo), Pedro Cantalice (cavaquinho, apito e voz), Wellington Monteiro (cavaquinho e voz), Ana Carolina dÁvilla (arranjo, flauta e flautim), Letícia Malvares (flauta e voz), Mariana Zwarg (flauta), Karina Neves (flauta), Juliana dÁvila (flauta), Marcelo Nami (arranjo e violão 6 cordas), Márcio Hulk Almeida (cavaquinho e violão 6 cordas), Abel Luiz (violão tenor), Ronaldinho do Bandolim (bandolim), Daniela Spielmann (sax soprano), Bernardo Diniz (cavaquinho), João Bitencourt (violão 6 cordas), Franklin Gama (baixo acústico), Luciano Câmara (arranjo e violão 7 cordas), Renata Neves (violino), Ricardo Calafate (bandolim), Marcos Tanuri (cavaquinho), Georgia Câmara (bateria), Flora Milito (pandeiro e tamborim), Mayo Pamplona (baixo acústico), Karin Verthein (violino), Carol Panesi (violino), Maria Clara Vale (violoncelo), Tina (viola), Pedro Franco (guitarra e arranjo), Márcio Bahia (bateria), Sidão Santos (baixo), Whatson Cardozo (clarinete e sax barítono), Miguel Garcia (arranjo, violão 6 cordas e cavaquinho), Sérgio Castanheira (baixo), Aline Gonçalves (clarinete e voz), Karla da Silva (voz), Marco Arruda (percussão, palmas e efeitos), Santiago Galdino (percussão, palmas e efeitos), Frederico Cavaliere (clarone), Josias Nunes (flauta), Yuri Reis (cavaquinho), Gabriel Sales (violão 6 cordas), Carlos Watkin (sax tenor), José Roberto Leão (violões de 6 e 7 cordas), Domingos Oliveira (cavaquinho), Álvaro Barcelos (surdo, reco-reco e tamborim). O projeto foi idealizado pelos cavaquinistas  Wellington Monteiro e Pedro Cantalice, e contou com 14 composições inéditas, além de texto de apresentação do também cavaquinista Valmar Amorim, do qual destacamos o seguinte trecho:

 

“Siqueira está sempre em busca de um fraseado diferente e como tem profundo conhecimento do instrumento faz uma música com harmonias modernas e arrojadas. Seu trabalho instrumental tem uma sonoridade própria, criando um modelo não convencional dentro de uma música tradicional, demonstrando que o tradicional e o moderno podem conviver em perfeita harmonia. Eu chego à conclusão que só Um senhor de idade é capaz de nos levar a uma viagem musical ornamentada por timbres e sonoridades com tão alto padrão de refinamento”.

 

O CD foi lançado em show na Sala Baden Powell, no bairro carioca de Copacabana com a participação especial de vários convidados do cavaquinista.

Em 2014, ao lado do bandolinista Márcio do Bandolim e de Josimar Monteiro (violão de sete cordas), entre outros, integrava o grupo de samba e choro Batuque de Subúrbio, com o qual apresentava-se regularmente, em evento mensal, na Lona de Vista Alegre. No ano seguinte, em 2015, participou do projeto “Série Choro da Lua”, no Auditório Radamés Gnattali, na Casa do Choro, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o cavaquinista foi acompanhado por um trio composto por Wellington Monteiro (violão de sete cordas), Pedro Cantalice (cavaquinho) e Bidu Campeche no pandeiro.

Durante carreira acompanhou, em shows e gravações, inúmeros artistas, entre os quais Jamelão, Alcione, Jards Macalé, Ademilde Fonseca, Moreira da Silva, Sônia Delfino, Dicró, Eliana Pittman, Marlene, Epaminondas, Emilinha Borba, Mário Alves, Beth Carvalho, Roberto Silva, Elza Soares, Toco Preto, Márcio do Bandolim, Joel Nascimento, Maria Cláudia, Nelson Gonçalves, Rildo Hora, Raul de Barros, Eliane Faria, Velha-Guarda da Mangueira e Seu Jorge. Integrando a Velha-Guarda da Portela fez excursões pela Europa, apresentando-se em países como Holanda, França, Inglaterra e Áustria.

Esteve também com a Velha-Guarda da Mangueira nos Estados Unidos, tendo tocado nas festividades do prêmio “Grammy Latino”.

Discografias
2013 Independente CD Entre nós
2004 Selo Rádio MEC CD CD Sempre (com Grupo Chapéu de Palha)
Obras
Anacleteando
Como tudo começou
Conversando com Deus
Encabulado
Entre nós
Influência da região
Inspirado em Jacob
Mensagem
Nas nuvens
Nilze
Primavera
Razão
Romance perdido
Senhor de idade
Tributo a Edson Sete Cordas
Uma noite em Bagdá
Visão das letras
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.