
Cantora. Apresentadora.
Nasceu em São Paulo, no bairro da Cohab. Seu avô tinha um circo, onde passava grande parte do tempo desde criança.
Namorou o cantor Alexandre Pires.
Foi casada com o rapper Afro-X com quem teve dois filhos e com o rapper Marcelo Batista, com quem ficou casada por cinco anos.
Em 1994 posou nua, aos 18 anos de idade, para uma revista masculina. E fez o mesmo em 2000, mesmo se declarando evangélica.
No ano de 2010 foi candidata a deputada estadual em São Paulo pelo Partido Progressista.
Ainda pequena fez várias participações como cantora no programa do Raul Gil.
Nos anos de 1982 a 1986 integrou a Turma do Balão Mágico, com a qual gravou cinco discos, vendendo mais de 10 milhões de cópias e apresentou um programa homônimo da Rede Globo. Também integrou o elenco do programa do “Fofão”.
Com o fim do Balão Mágico, uniu-se a Jairzinho com quem lançou um LP em 1987, conquistando o disco de ouro. Ainda em 1987 apresentou o programa “Nave da Fantasia”, na Rede Manchete.
Em 1988 lançou, com Jairzinho, um LP em espanhol. Nesse mesmo ano apresentou o programa “Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony”, pelo canal SBT.
Em 1989 lançou seu primeiro LP solo “Sonhando acordada”, aos 13 anos de idade. Nesse mesmo ano passou a comandar o programa “Show da Simony”, também pelo SBT.
Em 1995 lançou seu segundo disco solo “Simonny”, que incluiu a música “Primeiros erros”, que fez parte da trilha sonora da novela “Cara e Coroa”, da Rede Globo. No ano seguinte, a música “Quando te vi”, entrou para a trilha da novela “Salsa e Merengue”, também da Rede Globo.
Em 2001 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Simplesmente Eu”, que incluiu a música “Bala, bombom e chocolate”.
Nos anos de 2002 a 2004 atuou no seriado “Turma do Gueto”, exibido pela Rede Record.
Em 2005 participou como apresentadora do programa “Tudo a ver”, na Rede Record. Nesse mesmo ano lançou o CD “Celebração”, comemorando 25 anos de carreira, no qual gravou “Resumo da felicidade” e “Desculpe o auê”. A partir desse trabalho passou a assinar seu nome com a grafia “Symony”.
Em 2008 lançou seu primeiro projeto infantil, o CD “Superfantástica”, com o qual ganhou disco de ouro e viajou em turnê de shows pelo país. O disco contou participações especiais de seus filhos Ryan e Aysha.