5.001
Nome Artístico
Simone Caymmi
Nome verdadeiro
Simone Malaguti Caymmi
Data de nascimento
31/5/1958
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.

Prima do instrumentista, compositor e cantor Paulo Malaguti. Mãe do escritor Daniel Malaguti. Em 1979, casou-se com Danilo Caymmi, com quem tem uma filha. Estudou com Tomás Improta (teclado), Adamo Prince (teoria musical) e Heloisa Madeira (canto). Cursou, em 1975 e 1976, a Escola de Teatro Martins Pena (RJ), e, em 1981, o período básico de Interpretação, na UNI-Rio. Cursou Psicologia da Faculdade Estácio de Sá (RJ).

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1969, participando, como atriz, do elenco de “Marcelo Zona Sul”, filme de Xavier de Oliveira.

Trabalhou em produção de cinema.

De 1984 a 1994, juntamente com Paula Morelenbaum, Maucha Adnet, Ana Jobim, Elizabeth Jobim, Jaques Morelenbaum, Paulo Jobim, Danilo Caymmi, Tião Neto e Paulo Bragafez, fez parte da Banda Nova de Tom Jobim, com quem gravou os discos “Passarim”, “Família Jobim”, “Antônio Brasileiro” e “Tom Jobim: inédito”, além da trilha sonora da minissérie “O tempo e o vento” (Rede Globo), tendo participado dos shows realizados nesse período pelo compositor.

Ainda como integrante da Banda Nova, iniciou, em 1988, sua carreira solo, apresentando-se no Teatro de Volta Redonda, no Duerê (Niterói) e em espaços cariocas, como Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, Mistura Up e Gula Bar, entre outros.

Participou do show “Família Caymmi”, no Festival do Riocentro (RJ), interpretando, com Danilo Caymmi, a canção “Beijos pela noite” (Dorival Caymmi e Carlos Lacerda), gravada para o programa “Fantástico” (Rede Globo), em 1993, e incluída, no ano seguinte, no disco “Dorival”, comemorativo dos 80 anos do compositor.

Em 1995, lançou o CD “Simplesmente Caymmi”, registrando músicas como “Casaco marrom” (Danilo Caymmi, Gutemberg Guarabyra e Renato Correia), “Saveiros” (Dori Caymmi e Nélson Motta) e “O bem do mar” (Dorival Caymmi), entre outras.

Em 2000, a gravadora CID relançou seu CD gravado cinco anos antes.

Discografias
1995 Som Livre CD O tempo e o vento

(Como integrante da Banda Nova:) (Trilha sonora da minissérie da Rede Globo)

1995 CID Luxo CD Simplesmente Caymmi
1995 BMG Ariola CD Tom Jobim

(Como integrante da Banda Nova:) (inédito)

1993 Sony CD Antônio Brasileiro

(Como integrante da Banda Nova:)

1991 Som Livre CD Família Jobim

(Como integrante da Banda Nova:)

1986 PolyGram LP, CD Passarim

(Como integrante da Banda Nova:)

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.