5.001
Nome Artístico
Silvia Borba
Nome verdadeiro
Silvia Borba da Costa Avelino
Data de nascimento
30/1/1963
Local de nascimento
Recife, PE
Dados biográficos

Cantora. Instrumentista (pandeirista).

 

Fez curso técnico de Química.

Mudou-se para Londrina, no Paraná, no ano de 1994. Veio para a cidade com o filho mais novo, que tinha apenas um ano, e deixou os outros dois filhos mais velhos com sua mãe no Recife (PE). Prestou concurso para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde trabalhou como Técnica de Laboratório. Integrou o coral da Universidade, na qual também fez parte de Conselho Universitário e do Conselho de Administração.

Estudou pandeiro com o percussionista André Vercelino.

Dados artísticos

A partir de 2005 passou a se apresentar como cantora nas casas de shows de Londrina (PR) e a participar de rodas de choro como pandeirista.

Integrou o grupo de samba formado por mulheres Entretantas, onde permaneceu por sete anos.

Participou do projeto Balaio de Canto, que abordava a cultura e os gêneros populares como o coco, o maracatu e o samba de roda.

Foi uma das fundadoras do grupo Angu de Caroço, em que cantava samba de roda.

Em 2016 escreveu o projeto “Araca: Arquiduquesa do Encantado”, sobre Aracy de Almeida, cujo texto foi adaptado para o teatro pelo dramaturgo Silvio Ribeiro e virou espetáculo musical, com direção musical de Paulo Vitor Poloni. A peça viajou pelo estado totalizando 28 apresentações no Paraná.

Foi cantora do grupo Cadência Sincopada, com o qual realizou alguns projetos homenageando artistas como João Nogueira e Geraldo Pereira, comemorando seu centenário.

Apresentou uma série de shows homenageando a cantora Maria Bethânia.

Foi uma das atrações do festival “Viva Elis”, realizado no Bar Valentino, em Londrina (PR).

Em 2019 participou do “FILO” (Festival Internacional de Londrina), com o espetáculo “Cantoras do Rádio”, musical que realizou em parceria com Silvio Ribeiro, em que interpretou a dona de casa Maria Aparecida de Lourdes.

Em 2020 foi convidada pela cantora Teresa Cristina para participar de suas lives diárias,   chegando a se apresentar para mais de dez mil espectadores online em um único dia, durante o período de quarentena, devido à pandemia do vírus Covid-19.