0.000
Nome Artístico
Silas de Andrade
Nome verdadeiro
Silas Paula da Fonseca
Data de nascimento
22/8/1944
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Nascido no subúrbio carioca de Vaz Lobo.

Em 1966, aos 22 anos, levado pelo amigo Oswaldo Clemente, o Tetengo, ingressou na Ala de Compositores do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império. Na ocasião, foi sabatinado por Silas de Oliveira, Aloísio Machado e Mano Décio da Viola, quando cantou seis sambas de sua autoria, sendo aprovado pelos baluartes da escola. Como era o caçula da ala, passou a ser chamado de Silinhas ou Silas II, por causa de Silas de Oliveira. Neste mesmo ano, em dupla com Antonio Damasceno, passou a ser o intérprete oficial da escola, ficando nesta função até o ano de 1970. Por essa época, apresentou-se na quadra da escola ao lado de Jorge Goulart e Nora Ney.

Dados artísticos

Em 1973 teve sua primeira composição gravada pelo grupo de samba Os Pagodeiros do Ritmo. 

No ano de 1983 o parceiro Café da Portela (amigo de infância, Aimoré Cassano de Almeida) gravou em compacto simples “Brasileirinho no samba”, parceria de ambos. No ano seguinte, em 1984, interpretou “Fruto da raiz” (c/ Café da Portela) e “Senhores da guerra”, composições de sua autoria, no LP “Sambas e Pagodes no Botequim do Império – Volume 1″, coletânea com vários cantores e compositores.

Em 1985 lançou, pela Gravadora Continental, o primeiro LP intitulado “Fruto da raiz”, no qual incluiu as composições “Minha Adoração” (Monarco e Ratinho), “Mironga do Mato” (Nei Lopes e Wilson Moreira), “Amor Perfeito” (Franco e Arlindo Cruz), “A Força do Samba” (Dida e Dedé da Portela), entre outras, destacando-se a faixa “Minha Cigana”, de Neném do Cavaco, Iran Silva e Carlinhos Madureira, para a qual foi feito um clipe, veiculado no programa “Fantástico”, da TV Globo, o que lhe rendeu diversos convites para apresentações em vários estados, entre os quais, no Rio Grande do Sul, na festa da Rádio Princesa, em Porto Alegre, no estádio Gigantinho. No ano posterior, em 1986, ainda pela gravadora Continental, lançou o disco “Fogo de saudade”, com músicas autorais como “Novo Amanhecer” (c/ Café da Portela) e de outros compositores como Adilson Vitor, Sombrinha, Jorge Aragão, Alceu Maia, Mauro Diniz, Ratinho e a faixa “Nosso Fracasso”, de Pedrinho da Flor, Bastér e Aranha, além da faixa-título “Fogo de Saudade”, de autoria de Adilson Victor e Sombrinha.

No ano de 2002 lançou o primeiro CD, “Seleção de Silas de Andrade”, compilando os dois LPs anteriores, com as faixas “Meu Sonho” (Chiquinho, Adilson Bispo e Alcyr Marques), “Fruto da Raiz” (c/ Café da Portela), “Minha Cigana” (Neném do Cavaco, Iran Silva e Carlinhos Madureira), “Água no pote” (Wilson Medeiros e Paulo Negão do Salgueiro), “Sinto Saudade de Você” (Jorge Lucas, Mauro de Xangô e Graciene Lucas), “Fogo de Saudade” (Adilson Victor e Sombrinha), “Mironga do Mato” (Wilsom Moreira e Nei Lopes), “Desabafo” (Café da Portela e Haílton Ferreira), “Catavento” (Romildo e Sérgio Fonseca), “A alma do sambista nunca morre” (Arlindo Cruz e Franco), “Dilema (c/ Café da Portela), “Sonho de Rei” (Mauro Diniz e Ratinho), “Versos da Verdade” (c/ Café da Portela), “Desenlace” (Monarco e Ratinho), “Quero carnaval mais multidão” (Arlindo Cruz e Franco), “Sinhá Maria” (Jairo e Ivan Milanez), “Minha Adoração” (Monarco e Ratinho), “Não faz assim” (Arlindo Cruz, Franco e Luiz Carlos da Vila), “Amor Perfeito” (Arlindo Cruz e Franco), “Meu Sentimento” (Romildo e Sérgio Fonseca), “Mais uma vez” (Jorge Aragão e Alceu Maia) e “A força do samba”, de Dedé da Portela e Dida.

Em 2004 gravou o CD autoral “Mudança dos ventos” com as faixas “A outra metade”, “Amanheceres”, “Morena Cigana”, “Homenagem aos poetas”, “O Amor quem sabe”, “Ludmila”, “Ninguém merece lamentação”, “Descaminhos”, “Boêmio sem destino”, “Fortaleza Luz Vida e Paixão”, “Nosso amor não passou”, “Coração descompassado”, “Ana Gabriela” e “Tentando me atazanar”.

Em 2010 lançou o disco “Balanço das Ondas”, com várias inéditas e novos parceiros, no qual também interpretou outros compositores, destacando-se a faixa-título “Balanço das ondas” (Iran Silva) e ainda “Decisão” (c/ Maurício Teixeira Ervilha), “Ana” (Hailton Ferreira e Café da Portela), “Bom de viola”, “Amor serrano”, “Vou por aí” (c/ Jotapê), “Cantemos o amor” (c/ Leila Rosier), “Mais feliz” (Aristeu Ferreira e Careca Jr.), “Ponto final”, “Canção pra ela” (Rubens Mathias e Dinho Costa), “Depois a gente desenrola” (Ivan Milanês e Wagner Nascimento), “A gente casa todo dia” (Totonho e Osmar Santos), “Uns e outros” (Djalmo José dos Reis) e “No peito e na raça” (c/ Café da Portela), além de regravar seus sucessos “Brasileirinho no samba” (c/ Café da Portela) e “Morena cigana”.

No ano de 2013 ao lado do poeta Euclides Amaral, do compositor Lúcio Mariano, da cantora e compositora Maíra Santafé e do músico e compositor Cyro do Agogô foi um dos convidados da cantora Maria Claudia na roda de samba “Sexta de Bamba”, na casa de show Eco Som, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2014, suas composições “Morena cigana”, “Falta de tempo” (c/ J. Reis) e “Exaltação à Bateria de Velha Guarda da Mangueira”, em parceria com Alexandre Conde, Ivan Bittencourt e Maria Claudia, esta última com a participação especial da Bateria da Velha-Guarda de Mangueira, foram incluídas no CD “Esse é meu samba”, de Maria Claudia. O show de lançamento do disco se deu no Espaço Cultural Memória do Rio, na Lapa, com a participação especial de vários artistas, entre os quais J.B.Maia, Darcy Maravilha, Big Otaviano, Lúcio Mariano, Euclides Amaral, Lindomir da Cuíca, Cyro do Agogô, José Roberto Leão, Alexandre Conde, além do próprio Silas de Andrade que interpretou diversas composições de sua autoria.

Discografias
2010 Independente CD Decisão
2004 Independente CD Mudança dos ventos
2002 Independente CD Seleção de Silas de Andrade
1986 Gravadora Continental LP Fogo de saudade
1985 Gravadora Continental LP Fruto da raiz
1984 LP Sambas e Pagodes no Botequim do Império - Volume 1". (Vários)
Obras
A outra metade
Amanheceres
Amor serrano
Ana Gabriela
Bom de viola
Boêmio sem destino
Brasileirinho no samba (c/ Café da Portela)
Cantemos o amor (c/ Leila Rosier)
Coração descompassado
Decisão (c/ Maurício Teixeira Ervilha)
Descaminhos
Exaltação à Bateria de Velha Guarda da Mangueira (c/ Alexandre Conde, Ivan Bittencourt e Maria Claudia)
Falta de tempo (c/ J. Reis)
Fortaleza Luz Vida e Paixão
Fruto da raiz (c/ Café da Portela)
Homenagem aos poetas
Ludmila
Morena cigana
Ninguém merece lamentação
No peito e na raça (c/ Café da Portela)
Nosso amor não passou
Novo Amanhecer (c/ Café da Portela)
O Amor quem sabe
Ponto final
Senhores da guerra
Tentando me atazanar
Vou por aí (c/ Jotapê)