
Instrumentista (violonista). Arranjador. Compositor. Professor.
Pai do também instrumentista, arranjador, compositor e professor Marco de Pinna.
Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Música da Universidade Estácio de Sá, atuando também como professor titular de violão clássico e popular.
Professor de violão, sendo responsável pela formação de diversos alunos, como o vencedor do concurso de violão clássico da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro (1979), Carlos Augusto Góis.
Foi contemplado com vários prêmios no “Programa de Calouros”, de Ary Barroso, na Rádio Nacional e na TV Rio, cujos jurados eram os maestros Radamés Gnattali, Leo Peracchi e Lírio Panicalli.
Tocou com Jacob do Bandolim, atuando em rodas de choro realizadas na residência do instrumentista em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Apresentou-se nos shows “Do barroco ao choro” e “De Bach a Pixinguinha”, realizados em vários espaços culturais cariocas e nos quais demostrou a influência dos compositores J. S. Bach, Vivaldi no choro carioca.
Desenvolveu, em parceria com o jornalista Ary Vasconcelos, o projeto “Seis e meia na ABI”, com o objetivo de divulgar a música brasileira.
Elaborou, com o maestro Orlando Silveira, os arranjos do disco “O amor existe”, de Célia e Oswaldo de Souza, e do disco “Francisco Carlos revive Orlando Silva”, do cantor Francisco Carlos.
Integrou vários conjuntos de choro, com destaque para Nó em Pingo Dágua e Rio Antigo.
Atuou como produtor musical e arranjador do disco “Chorinho diferente”, de seu filho Marco de Pinna.
Suas músicas “Sou feliz” e “Só recordação”, ambas com Afonso Solano, foram gravadas por Odete Amaral.
Integrou o grupo Vibrações, juntamente com Newton Bastos e Marco de Pinna.
Ao lado do também violonista Nicanor Teixeira desenvolveu projeto na divulgação de obras para o violão clássico e o popular.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.