
Compositor. Poeta. Ator. Cantor. Apresentador. Produtor.
Com larga atuação como apresentador e agitador cultural da música regional, também é pesquisador de folclore e da cultura regional. Como ator, criou vários personagens humorísticos, dentre os quais o contador de causos Geraldinho, A Véia Messina, Zé da Silva Pereira, O boêmio Sabiá, Kelé Metaleiro, O sambista Juriti, O bicho grilo Zé Roberto e O Deputado João Plenário. Este último, exibido semanalmente no programa “A praça é nossa”, do SBT. No cinema, já participou dos filmes “Minas Texas”, do diretor Carlos Alberto Prates Corrêa, ao lado de Andréa Beltrão e José Dumont; “Amor & Cia”, do diretor Helvécio Raton, ao lado de Marco Nanini; e “O Famigerado”, do diretor Aloísio Sales Junior, ao lado de Antônio Nadeu. Criou peças de teatro, principalmente infantis, ao lado de Arnaud Rodrigues; e comerciais para televisão. Há mais de 20 anos, é dono da “Saulo Laranjeira Produções”, que atua em vários segmentos culturais e artísticos, como televisão, teatro, shows, feiras, congressos, seminários, e campanhas publicitárias e institucionais.Em 1999, recebeu a “Medalha Alferes Tiradentes”, pelo comando geral da Policia Militar de Minas Gerais. Em 2005, foi homenageado em Belo Horizonte (MG), com o samba-enredo da Academia do Samba Império da Nova Era. Em 2006, recebeu o “Premio Mineiro da Música Independente”. Em 2007, recebeu a “Medalha Calmon Barreto”, em Araxá (MG). Em 2009, recebeu a medalha “Deputado João de Almeida”, em Pedra Azul (MG). Entre 1989 e 2000, recebeu títulos de cidadão honorário do Estado do Rio de Janeiro, do município de Contagem (MG) e do município de Belo Horizonte (MG).
Em 1973, organizou, juntamente com Heitor de Pedra Azul, o terceiro festival ao ar livre do Brasil: “Transa-Som-Folk-Rock-Pop no Sertão”. Em 1975, em São Paulo, participou do grupo de música latino-americana “Inkari”, junto com Dércio Marques, Doroty Marques e Zé Gomes. Em 1976, participou da organização do festival “O maior forró do Brasil”, em São Bernardo do Campo (SP). O evento contou com as participações de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, entre outros. Em 1978, teve a canção “Salário Nanico”, gravada por Doroty Marques no LP “Semente”, do selo Marcus Pereira. Gravou seu primeiro disco em 1981. Em 1986, gravou a música “Mataram Ezequiel”, de Padre Leôncio José Asfury, que fez parte do disco “Caminhada dos Mártires”, lançado para celebrar o ano da Caminhada dos Mártires na Romaria da Terra de Ribeirão Bonito (MT). O álbum contou com a participação de vários intérpretes, como Marlui Miranda, Filó, Regina Antonelli e Lula Barbosa. Em 1988, o cantor Saldanha Rolim gravou no LP “Rosa miúda”, pela gravadora Sinfonia Discos, com as canções “Desenrolando o novelo”; “Sabor de marmeleiro”; “Cacimba do meu amor” e “Juá”, parcerias dos dois. Em 1993, a composição “Quebra requebra”, com Saldanha Rolim, foi gravada no LP “Morenô”, da Sinfonia Discos, lançado por Saldanha Rolim. Em 1994, mais cinco parcerias com Saldanha Rolim foram gravadas pelo parceiro no LP “Forró for all – Nacional” da Alca Musi: “Pimenta morena”; “Cabimba do meu amor”; “Cana caiana”; “Namoro novo” e “Bela menina”. Apresentou os programas “Som Nascente”, na TV Tarobá, do Paraná (1983); “Arrumação”, na Rede Minas (de 1987 a 1994); “Brasil Rural”, ao lado de Dionizio Azevedo e Eduardo Araújo, na TV Bandeirantes-SP (1989); “Raízes”, na Rede Record-SP (1990); “Arrumação”, na TV Alterosa-SBT-Minas (de 1997 a 2000); e “Arrumação” , na Rede Minas (de 2008 a 2009). Além de ter apresentado, também participou, durante a carreira, de programas de televisão, dentre os quais: “Flavio Cavalcante”, na TV Tupi; “Som Brasil”; “Festival MPB 80” e Programa do Jô (por duas vezes), na Rede Globo; “Veredas – Auto de Natal”, “Quando fui morto em Cuba” e “A Pedra Iluminadana”, na Rede Minas;
“Ensaio”; “Inezita Barroso 80 anos” e “Sr. Brasil – Rolandro Boldrin”, na TV Cultura; “Jô Soares Onze e Meia”, “Programa da Hebe” e “Teleton”, no SBT.
Recebeu, ao longo de sua carreira, diversas condecorações, dentre as quais, “Titulo de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro” e “Título de Cidadão Honorário da cidade de Belo Horizonte”. Em 2010, viajou pelo Brasil com a turnê do show “Assunta Brasil”, que engloba música, humor e poesia. No repertório musical estão sucessos da música popular brasileira como “Romaria”, de Renato Teixeira; “Desassombrado”, de Antônio Carlos de Nóbrega; e “Leão do Norte”, de Lenine e Paulo César Pinheiro. Além de ter se apresentado nas principais cidades do Brasil, realizou shows nos EUA e Paraguai.
Manteve durante anos o projeto “Caravana Arrumação”, que percorreu o Brasil com o intuiuto de divulgar a cultura no interior do país. O projeto, que contava com um espaço próprio em Belo Horizonte, já contou com a participação de artistas como Alceu Valença, Cheiro de Relva e Grupo Falamansa. Em 2013, apresentou o espetáculo “Assunta Brasil”, de música, humor e poesia.