3.754
Nome Artístico
Samara Líbano
Nome verdadeiro
Samara Líbano de Melo Romano
Data de nascimento
6/12/1985
Local de nascimento
São João de Meriti, RJ
Dados biográficos

Violonista, cavaquinista e percussionista. 

Dados artísticos

Em 2002 iniciou seus estudos musicais na Escola de Música da AMC (Associação Musical dos Compositores da Baixada Fluminense), com violão de 6 cordas e posteriormente o de 7 cordas, além de ter estudado percussão e cavaquinho. 

 

Em 2005 se tornou professora de violão de 7 e 6 cordas na Escola de Música da AMC. Nos anos seguintes iniciou o curso de solfejo e técnicas de estudo para violão com o  Professor Bartolomeu Wiese – Professor titular de violão da Escola de Música da UFRJ. Nos mesmo ano participou do convênio “Troca de Saberes” promovido pela Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) entre professores de Música da Escola de Música da AMC e universitários da Escola de Música da UFRJ. 

 

Em 2010 se tornou coordenadora da AMC atuando durante 10 anos, realizado projetos como “Oficinas de Samba e Choro da AMC”, que consistia em Rodas de Samba e Choro com compositores e músicos respeitados por seu envolvimento com as raízes culturais brasileiras. As Oficinas aconteciam na sede da AMC. Os artistas que participaram do projeto foram Nei Lopes, Monarco, Luiz Carlos da Vila, Turíbio Santos, Silvério Pontes, Zé da Velha, Bartolomeu Wiese, Moacyr Luz, Dirceu Leite, Andrea Ernest Dias, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Moyseis Marques, Marcos Sacramento, Áurea Martins, Carlos Malta, entre outros. No ano de 2010 participou do Viradão Cultural no  Teatro Municipal Carlos Werneck (Flamengo – RJ). Ainda no mesmo ano de 2010 foi convidada pelo maestro Ruy Quaresma para formar o corpo de músicos que participou do show comemorativo dos 30 anos do LP “A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes” (1980). No mesmo ano integrou a “Orquestra Fina Flor”, tendo participado dos Concursos de Samba de Quadra e de Bailes do Rio.

 

No ano de 2011 representou o Brasil, ao lado do Grupo de Choro e Samba da AMC, apresentando-se na UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Paris (FR), para uma platéia formada por 193 países. Na ocasião, o grupo brasileiro da Orquestra de Cordas AfroReggae também se apresentou.

 

No ano seguinte, em 2012, se apresentou com o Grupo de Choro e Samba da AMC no Circo Voador no show em homenagem ao compositor João Nogueira.

 

Em 2013 integrou a banda que acompanhou o compositor Nei Lopes em sua turnê no Peru, tendo na ocasião se apresentado na “18º Feira Internacional do Livro” realizada na cidade de Lima. No mesmo ano se apresentou no teatro Carlos Gomes com o projeto “Juventude Transformando com Arte”, tendo se apresentado também com o mesmo projeto no ano de 2014.

 

Em 2015 participou do “Festival de Música Antiga” em Belo Horizonte (MG).

 

Em 2016 se apresentou com o Grupo de Choro da AMC, em projeto conjunto com  a UFRJ, no Centro Cultural da Justiça Federal (RJ).

 

Em 2018 iniciou o projeto “AMC no Samba e no Choro”, onde foi coordenadora e musicista, tendo se apresentado ao lado do “Grupo Sala e Quintal da AMC”,  no Teatro Solar de Botafogo. O projeto aconteceu mensalmente até ano de 2019 e teve a participação de Nei Lopes, Marcos Sacramento, Daniela Spielmann, Dorina e Nilze Carvalho. 

 

Em 2019 participou do “Viradão Cultural de São Paulo” ao lado da cantora Teresa Cristina. No mesmo ano se apresentou ao lado da cantora Thaís Macedo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda em 2019 se apresentou em Angola no “Festival Jazzing” com Maíra Freitas. Ainda nesse ano de 2019 paticipou das gravações do CD “Eu sou mulher, Eu sou Feliz” de Ana Costa e Zélia Duncan, com participações de Alcione, Simone, Joyce Moreno, Áurea Martins, dentre outras. Na ocasião atuou tocando cavaquinho, violão de 6 e de 7 cordas. A produção foi assinada por Bia Paes Leme. 

 

Discografias
2019 Biscoito Fino CD Eu sou mulher, Eu sou Feliz

(Participação com Violão de 7 cordas)

2017 Independente CD É Preta!

(Participação com Violão de 7 cordas)

2012 Selo BNDES CD O Samba e o Choro na AMC

(Participação com Violão de 7 cordas)

2009 Fina Flor CD Chutando o Balde

(Participação com Violão de 7 cordas)

2008 Fina Flor CD Sambas de Quadra 2

(Participação com Cavaquinho)

2007 Fina Flor CD Esse Samba é Todo Nosso

(Participação com Violão de 7 cordas)

2005 Fina Flor CD Sambas de Quadra 1

(Participação com Cavaquinho)